Geral

Morador da Ribeira denuncia pesca com bomba e morte de peixes

Imagem Morador da Ribeira denuncia pesca com bomba e morte de peixes
Centenas de animais foram encontrados mortos na praia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/08/2014, às 06h29   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Um morador do bairro da Ribeira denuncia a pesca com bombas realizada no trecho de Itapagipe, na Cidade Baixa de Salvador. O crime foi registrado no fim de semana e é possível ver nas fotos enviadas para a reportagem do Bocão News os peixes mortos na margem da praia. Ele ainda relata a ação criminosa dos 'pescadores' em plena luz do dia. "escutou quase todo os dias as bombas. Eles não tem respeito, nem medo", contou para a reportagem do site.




De acordo com o Centro de Recursos Ambientais (CRA) a pesca com bomba é uma das principais ameaças ao ecossistema da Baía de Todos os Santos, maior baía navegável do Brasil, com 800 quilômetros quadrados de extensão e 44 ilhas. Apesar de ser uma prática centenária na região, a coleta de peixes com o uso de explosivos é uma atividade ilegal, prevista na Lei 9.605/98 (capítulo V, artigo 35, inciso II), que dispõe sobre crimes ambientais.



O crime é inafiançável e a pena varia de um a cinco anos de prisão, tanto para quem pesca como para quem compra, trata ou vende o pescado irregular. Existe um serviço gratuito de telefone, o Disque Meio Ambiente (0800 71 1400), que pode ser usado para denunciar a prática de pesca com explosivos.

Nota originalmente postada dia 4

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp