Geral

Salvador ganha primeira termoelétrica a biogás

Publicado em 22/03/2011, às 20h30   Redação Bocão News



Ao lado do governador Jaques Wagner e do presidente do grupo Solvi, Carlos Villa, o prefeito de Salvador participa, nesta quarta-feira (23), às 14h30, da inauguração da primeira termoelétrica movida a biogás implantada no Nordeste. A Termoverde Salvador, localizada na rodovia CIA/Aeroporto, na área do Aterro Sanitário Metropolitano, em São Cristóvão, representa um investimento da ordem de R$50 milhões do Grupo Solvi, que atua nas áreas de gestão de resíduos e saneamento. 

A construção da unidade em Salvador contou com o apoio do Banco do Nordeste (BNB). A termoelétrica tem potência de 19,73 MW e vai gerar energia limpa a partir do lixo doméstico depositado no aterro sanitário, utilizando o metano existente no biogás, em vez de queimá-lo diretamente na atmosfera. Produzirá 150 mil MWh ao ano, o que equivale a atender 50 mil residências com energia elétrica sustentável.

A Termoverde é a terceira termelétrica do Brasil a utilizar o lixo como matriz energética. A unidade foi construída em uma área de 7.000m², e é composta de usina geradora de energia com 19 motogeradores de 1.038KW cada; unidade de tratamento do biogás; subestação elevadora e linha de transmissão de 7,8km que liga a usina à rede elétrica brasileira através da Coelba para chegar às empresas consumidoras.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp