Geral
Publicado em 28/11/2024, às 10h00 - Atualizado às 23h33 Cadastrado por Emilly Giffone
No mês de novembro as empresas ativam a campanha de Black Friday para o consumidor adquirir produtos e serviços em menor preço. Mas na realidade, muitos comerciantes acabam promovendo a famosa “black fraude”.
A advogada Carolina Orrico deixou algumas dicas durante sua participação no programa Sete da Matina, da BNews TV, de como evitar cair em golpes e fraudes durante esse período. Segundo ela, o consumidor precisa estar atento se realmente está diante de uma promoção.
“O consumidor tem que estar muito atento. Saber qual é a vantagem que ele tem de fazer essa compra em um momento como este. Muitas pessoas se preparam para adquirir tal produto por uma necessidade”, afirmou.
Carolina destacou que o que é ofertado ao consumidor precisa ser realmente cumprido e deixa um alerta. “A publicidade não pode ser enganosa, ou seja, não pode induzir o consumidor ao erro, não pode ser abusiva, não pode instigar a violência, o medo, a supertição. Não pode se prevalecer da falta de discernimento de uma criança ou grupos hipervulneráveis como idosos e pessoas doentes”, alertou a advogada.
Orrico afirmou ainda que existem meios para recorrer a qualquer abuso cometido pelas empresas. “A gente tem mecanismos administrativos e judiciais de combater isso. Além do Procon, do Codecon, temos as delegacias especializadas em defesa do consumidor, como a própria Decon”, esclareceu.
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