Geral

Aneel apura suspeita de vandalismo na derrubada de três torres de transmissão no Brasil

Reprodução // Pixabay
Ocorrências em linhas de transmissão não geraram consequências significativas para o Sistema Interligado Nacional  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Pixabay

Publicado em 10/01/2023, às 14h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) investiga a queda de três torres de transmissão de energia em pontos distintos do Brasil, nesta segunda-feira (10). A suspeita é de que vândalos tiveram responsabilidade na queda, que acabou danificanto outras estruturas, um dia após os atos terroristas na Praça dos Três Podres, em Brasília. 
As ações dos vândalos não causaram queda no fornecimento de eletricidade, mas, por conta desses atos, o Governo Federal criou um gabinete de crise para acompanhar a situação. Com coordenação da Aneel, o gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro também desencadeou uma série de ações para garantir a segurança energética do país.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A situação mais grave ocorreu à 0h13 de segunda-feira. Os vândalos conseguiram derrubar uma torre de transmissão que faz parte do sistema responsável por escoar a energia gerada na usina de Itaipu para o restante do país.
"Há indícios de vandalismo. Não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres", aponta um trecho do boletim de acompanhamento do grupo sobre esse caso.
Os vândalos cortaram os cabos de apoio e usaram um trator para derrubar a torre, segundo integrantes do governo. Outras três torres foram avariadas na mesma região. Segundo a Folha PE, o caso ocorreu na cidade de Medianeira (PR), a 50 quilômetros de Foz do Iguaçu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp