Geral

Apresentadora da Globo revela que tem doença degenerativa

Reprodução TV Globo
De acordo com a apresentadora, o primeiro sintoma apareceu quando ela participava do programa Popstar, da Rede Globo, em 2018.  |   Bnews - Divulgação Reprodução TV Globo

Publicado em 26/06/2022, às 23h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A jornalista e apresentadora Renata Capucci revelou que foi diagnosticada com Parkinson aos 45 anos, no podcast Isso é Fantástico, deste domingo (26). Hoje Renata tem 49 e faz parte do grupo de 10% a 15% dos casos que possuem dessa doença degenerativa que é bem mais comum em idosos, antes dos 50 anos.

De acordo com a apresentadora, o primeiro sintoma apareceu quando ela participava do programa Popstar, da Rede Globo, em 2018. "Eu estava no meio do programa Popstar, que eu participei, que eu cantava. Eu comecei com os sintomas um pouquinho antes. Eu comecei a mancar e as pessoas falavam para mim: ‘Por que você está mancando, Renata?’. E eu falava: ‘Eu não estou mancando’. Eu não percebia que eu estava mancando. Aí fui fazer fisioterapia, osteopatia e a coisa não mudou”, disse Renata.

Ainda segundo a jornalista, o diagnóstico veio ainda durante a participação do programa: “Em um dado momento, no meio do Popstar, depois do sexto programa, eu estava em casa e o meu braço subiu sozinho, enrijecido. E o meu marido que é médico, logo depois do programa, me levou para um hospital que tinha emergência neurológica e eu fui diagnosticada com Parkinson. Aquilo caiu como uma bigorna em cima da minha cabeça", contou Renata.

Leia também:

O podcast foi uma forma encontrada pela apresentadora de se “libertar” desse segredo. “Quatro anos depois, eu estou bem, eu sou feliz. Eu não quero virar mártir. Eu não quero que tenham pena de mim. Ao contrário, eu tenho orgulho da minha trajetória. Eu tenho orgulho da maneira como eu encaro essa doença, porque eu encaro ela de frente hoje. Já passei por todas as fases, da depressão, da negação. Hoje, eu estou na fase cinco que eu olho essa doença de frente e eu falo assim: ‘Senhor Parkinson, eu tenho você, você não me tem’”, conclui a apresentadora.

A doença

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa, caracterizada por alterar os movimentos, provocando tremor, rigidez dos músculos, lentidão nos movimentos e desequilíbrio.  Apesar das causas ainda não serem totalmente conhecidas, a condição está associada a um desgaste de regiões do cérebro responsáveis pela produção do neurotransmissor dopamina, que tem como uma de suas funções coordenar os movimentos do corpo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp