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BNews ESG: iFood disponibiliza advogados e psicólogos a entregadores vítimas de discriminação e violência

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Diretor de Impacto Social do iFood, Johnny Borges considera a ação “fundamental”  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

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Publicado em 14/12/2023, às 15h54


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Em meio aos recorrentes casos de discriminação e violência contra entregadores do iFood, a plataforma decidiu criar uma Central de Apoio Jurídico e Psicológico destinada a esses colaboradores. A iniciativa, lançada em junho de 2023, foi ampliada para também dar suporte aos entregadores e entregadoras vítimas de agressão física, ameaça, assédio, abuso e/ou violência sexual. Para o diretor de Impacto Social da empresa, Johnny Borges, a ação é “fundamental”.

“O iFood entende a necessidade de ser proativo na quebra de barreiras de acesso à justiça. Vencer essas barreiras é o mecanismo mais importante para uma reparação jurídica mínima às vítimas de discriminação. Também é fundamental a assistência psicológica para superar os traumas causados pela discriminação. Eles podem gerar consequências extremamente prejudiciais para a saúde mental dos entregadores. A iniciativa prevê que todos os casos reportados no aplicativo possam ser direcionados para uma advogada e uma psicóloga associadas às Black Sisters para o atendimento”, afirmou Borges.

Em entrevista ao BNews, o diretor de Impacto Social do iFood informou que a ação, que representa parte do compromisso da empresa com a agenda ESG - que trata sobre meio ambiente, responsabilidade social e governança -, é fundamental no combate ativo às discriminações contra seus entregadores e para que esses se sintam respaldados em casos de violência durante o período de trabalho.

“É uma iniciativa forte para que se percebam cada vez mais valorizados e respeitados por todo o ecossistema que engloba a sociedade, os restaurantes, o iFood. E para que possam buscar reparação para um dano que tenham sofrido. É um grande passo do iFood para estar ainda mais junto no corre dos entregadores”, informou ao BNews.

Combate

Borges também detalhou outras ações que o iFood têm realizado como forma de combater discriminação, ameaça, agressão física ou qualquer outro tipo de violência contra seus colaboradores. “O iFood não tolera, de jeito nenhum, o uso da violência, seja ela física ou verbal. Na atuação estratégica de combate a esses problemas, a empresa disponibiliza a Central de Apoio Jurídico e Psicológico para entregadores vítimas de discriminação como uma iniciativa de garantia de acesso à justiça e valorização e respeito destes trabalhadores”, disse.

“Tratar bem quem prepara e leva a comida em sua casa é mais do que uma demonstração de gentileza. Para o iFood, esse é um princípio essencial para que todos — clientes, restaurantes e entregadores — possam ter uma boa experiência com o delivery e para que tenhamos uma sociedade mais justa”, pontuou o diretor.

Paralelo a isso, Johnny Borges ressalta que, de acordo com a conduta no iFood, clientes cometem algum tipo de agressão ou discriminação contra colaboradores são banidos da plataforma e podem sofrer consequências judiciais.

Denúncia

Para serem acolhidos mediante aos atos de discriminação e violência, segundo Borges, é importante que os entregadores reportem os casos para o iFood, “para que a empresa realize o acolhimento da vítima, faça o direcionamento dos casos elegíveis para as sisters e tome as medidas cabíveis internamente em relação às lojas e clientes, quando estes forem os agressores”, orientou.

Com o objetivo de estimular a denúncia, o iFood montou um passo a passo que o entregador deve seguir ao ser vítima de discriminação e/ou agressão. “Temos consciência de que há uma subnotificação dos casos e queremos estimular os entregadores a denunciar e a procurar o apoio do iFood. Para que o atendimento seja feito com agilidade, é fundamental que os entregadores utilizem o canal certo para reportar o ocorrido”, explicou o diretor de Impacto Social.

Confira o passo a passo:

1º passo – Acesse o menu do aplicativo iFood para Entregadores;
2º passo – Selecione a opção “Alerta de casos graves”;
3º passo – Escolha a opção “Quero reportar um caso grave”;
4º passo – Selecione o tipo de incidente que ocorreu;
5º passo – Escreva um relato detalhado do ocorrido;
6º passo – Se houver, anexe fotos relevantes do ocorrido;
7º passo – Envie a sua denúncia.

Após o envio da denúncia, a equipe de segurança do iFood entrará em contato para registrar o caso e prestar apoio ao entregador. O serviço oferecido pela Central de Apoio tem capacidade de atender até 80 casos por mês e engloba desde a fase de investigação, o registro do boletim de ocorrência até a finalização da investigação do caso na delegacia. Além do suporte jurídico, o entregador também tem direito a receber assistência psicológica. São disponibilizadas até três sessões de terapia para ajudar a lidar com as consequências emocionais desse tipo de situação.

Apoio ao colaborador

Com o objetivo de intensificar a divulgação do canal com os entregadores, o iFood, em conjunto com as Black Sisters in Law, atua em três frentes para promover um ambiente cada vez mais saudável e respeitoso aos seus colaboradores. São elas:

Capacitar: disponibilizar uma trilha educacional com um treinamento disponível para todos os entregadores cadastrados na plataforma abordando letramento racial, contextos discriminatórios e como agir em abordagens policiais;

Conscientizar: criar e divulgar uma cartilha para esclarecer o papel de cada agente – entregadores, estabelecimentos e clientes – no ecossistema, abordando os direitos e deveres de cada um;

Mapear: reunir dados estratégicos - como locais com maior incidência de casos e principais queixas dos entregadores para atuar com mais precisão na conscientização e prevenção com o objetivo de minimizar as ocorrências.

Além da Central de Apoio, de acordo com o diretor, o iFood tem reforçado a comunicação nos seus canais sobre a importância do respeito aos profissionais, a fim de “conscientizar o público sobre a importância de respeitar e valorizar os entregadores”.

Classificação Indicativa: Livre

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