Geral

Chuva alaga ruas de Teresópolis; sirenes foram acionadas

Reprodução Vídeo
Estrada Rio-Teresópolis foi fechada  |   Bnews - Divulgação Reprodução Vídeo

Publicado em 31/10/2023, às 23h02   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Uma tempestade atingiu Teresópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (31). Imagens compartilhadas por moradores nas redes sociais mostram ruas completamente alagadas.

No bairro Pimentel houve uma ocorrência de desabamento, deixando sete adultos e quatro crianças desalojados. De acordo com a concessionária Eco Rio Minas, a Estrada Rio-Teresópolis foi fechada e será liberada quando for considerado seguro para os usuários.

A prefeitura já havia divulgado, nas redes sociais, um alerta por volta de 16h30.

"Probabilidade de chuva moderada e ocasionalmente forte para as próximas horas", registra a postagem. As sirenes ressoaram nos bairros de Corta Vento e Rosário.

Às 18h, o município fez um novo comunicado. "Uma chuva forte atingiu Teresópolis na tarde desta terça-feira. Foram mais de 50mm em pouco mais de uma hora. Equipes da Defesa Civil e da secretaria de obras e serviços públicos estão nas ruas atuando para minimizar os danos. Seguiremos informando a população", sinaliza a mensagem.

A orientação é para que casos de emergências sejam comunicados à Defesa Civil Municipal pelo telefone 199 ou pelo whatsapp (21) 2742-7025. A população também deve ficar atenta aos alertas enviados por mensagens de celular e às sirenes.

Conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal, foram registrados alagamentos nos bairros Alto, Araras, Agriões, Bom Retiro, Caxangá, Comary, Ermitage, Meudon, Paineiras e Várzea. Parte dessas ocorrências está relacionada com o transbordamento do Rio Paquequer. Também há registros de quedas de árvores, muros e barreiras.

A força da tempestade foi sentida no Parque Nacional Serra dos Órgãos. No momento mais intenso, a unidade de conservação ambiental registrou 44,4 milímetros no período de uma hora. Considerando um período de seis horas, o índice pluviométrico sobe para 124,2 milímetros.

Cidades vizinhas também foram afetadas pelas chuvas. Imagens de vias alagadas foram compartilhadas por moradores de Guapimirim. Em Petrópolis, a Defesa Civil havia contabilizado cinco registros de ocorrência até às 18h, incluindo quedas de árvore e de muro e deslizamentos de terra, todas sem gravidade e sem vítimas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp