Geral

Crea identifica principal hipótese da causa de desabamento em shopping; saiba detalhes

Reprodução / Redes Sociais
O piso do shopping que desabou não seria forte o suficiente para suportar a carga total a que era submetida  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 10/03/2023, às 06h51   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) identificou falha na estrutura da laje como a principal hipótese da causa do desabamento ocorrido na última quarta (8) no Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo. O piso do estabelecimento que desabou não seria forte o suficiente para suportar a carga total a que era submetida.

Duas vistorias já foram realizadas pelo Crea-SP, a última delas, nesta quinta (9), na companhia de peritos que avaliam as causas do acidente. O 5º Distrito Policial de Osasco está responsável pela investigação do caso. Além disso, um inquérito foi aberto pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Estrutura frágil

Segundo o engenheiro civil Joni Matos Incheglu, conselheiro e porta-voz do Crea-SP, a fragilidade da estrutura do shopping chama atenção. Nas imagens que tiveram acesso, não foi possível identificar aço na laje, "isso é um fato um tanto incomum para apoio de estacionamentos”, afirmou Joni.

Outro fator que provoca estranhamento é que a carga da laje era sustentada por parafusos, segundo o engenheiro. Esse tipo de estrutura é mais presente em construções que preveem somente o peso da circulação de pessoas.

O que diz o Shopping

Em nota, o Osasco Plaza Shopping disse que “segue atuando em colaboração com as autoridades, prestando todo o suporte para o esclarecimento dos fatos e adoção das medidas corretivas necessárias”.

“A administração lamenta o ocorrido, ressalta a regularidade das licenças operacionais do shopping e segue trabalhando na averiguação das causas do incidente, que não deixou vítimas”, diz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp