Geral

Criança de 3 anos é vítima de racismo em escola por estar fantasiado de macaco, denuncia mãe

Reprodução/Arquivo Pessoal
Segundo ela, professora escolheu criança negra para usar máscara de macaco; menino estava caracterizado como palhaço  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 03/06/2022, às 21h16   Redação



Uma criança de três anos foi vítima de racismo, na última sexta-feira (27), no Centro Educacional Infantil (CEI) Monte Carmelo II, que faz parte da rede municipal de São Paulo, de acordo com a mãe do menino.

Segundo Stephanie Silva, que fez a denúncia, a unidade de ensino enviou um aviso aos pais para que mandassem as crianças fantasiadas com o tema "circo" durante a comemoração dos aniversariantes do mês.

Desta maneira, ela decidiu comprar uma fantasia de palhacinho e vestiu a criança com calça,  suspensório, gravata, nariz vermelho e pintura facial.

"Comprei a roupinha, e ele estava superanimado em participar da festa. Quando saiu da escolinha, não estava com todas as peças, mas acabei não questionando sobre o que tinha acontecido", disse ela, à ao G1.

No dia seguinte, ela afirma que se chocou ao ver um vídeo postado no Instagram da escola, em que o filho dela aparecia com uma máscara de macaco enquanto as outras crianças cantam uma música que afirma "você virou, você virou um macaco".

"Ele não pediu para ser o macaco, a professora escolheu ele. Ele é uma criança muito alegre, muito 'espoleta', e no vídeo dá pra ver que ele está desconfortável, está perdido ali", afirma a mãe. Ela questionou a atitude da escola depois do fato. Segundo a mãe, não houve nenhum tipo de retratação.

Após apagar comentários que criticavam a situação, a escola enviou uma mensagem privada no Instagram da mãe dizendo apenas que se tratava de um mal-entendido. Stephanie registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia.

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação afirmou que o "caso será apurado e a Diretoria Regional de Educação (DRE) notificará a Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela unidade para esclarecimentos, sob risco de penalização, conforme legislação. A DRE está à disposição da responsável pela criança".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp