Geral

Delegados da PF cobram Bolsonaro e marcam manifestação por reajuste

Arquivo BNews
No ano passado, representantes de policiais chamaram Bolsonaro de traidor e disseram que só tomaram porrada do governo  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 21/04/2022, às 19h03   Fábio Serapião/ FolhaPress


FacebookTwitterWhatsApp

Delegados da Polícia Federal decidiram, em assembleia realizada nesta terça (19), que vão realizar uma manifestação no próximo dia 28 contra o governo Jair Bolsonaro em meio ao impasse em relação ao reajuste de salários. Outras associações de policiais também vão realizar manifestação no dia 28.

A ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) afirma, em nota, que a frustração da categoria aumentou após a notícia de um reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo público.
A entidade usa ainda tom de ameaça para expressar descontentamento com a utilização da segurança pública como bandeira do governo.

"Caso o presidente da República descumpra o compromisso público assumido por ele diversas vezes, os policiais não se manterão inertes diante do uso da valorização da segurança pública e da excelente imagem da Polícia Federal como ferramenta publicitária e de marketing político", diz a nota.

Outras medidas foram definidas em assembleia, como a recomendação de que nenhum delegado faça viagens em missão sem o pagamento prévio das diárias e também programação de operação-padrão em atividades administrativas.

A relação de Bolsonaro com policiais não vai bem há meses. Uma das principais bases de apoio na campanha do presidente, a categoria reclama de derrotas sofridas ao longo do atual governo. Eles listam entre as perdas o aumento da alíquota de contribuição definido pela reforma da Previdência e a PEC Emergencial, aprovada em março de 2021, que prevê um gatilho para congelamento de salário e proibição de progressão na carreira e novas contratações sempre que houver decretação de estado de calamidade ou quando a relação entre despesas correntes e receitas correntes alcançar 95%.

No ano passado, representantes de policiais chamaram Bolsonaro de traidor e disseram que só tomaram porrada do governo. O pleito dos policiais federais é por uma reestruturação das carreiras internas da PF, que geraria aumento nos salários dos servidores. Um plano chegou a ser enviado pelo Ministério da Justiça para o Ministério da Economia, mas foi barrado. O valor de R$ 1,7 bilhão foi reservado no Orçamento para, supostamente, ser usado no aumento a policiais. A categoria se queixa que o governo vem descumprindo reiteradamente suas promessas.

Siga o BNewsno Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp