Geral

Eclipse solar anular poderá ser visto na Bahia neste sábado (14); saiba horário e cuidados

Reprodução
Próximo eclipse solar só deverá acontecer em dois anos  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 14/10/2023, às 10h47 - Atualizado às 15h37   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um eclipse solar anular poderá ser visto em boa parte do Brasil neste sábado (14). O fenômeno, que acontece uma vez por ano, ocorre quando a Lua se posiciona entre o sol e a Terra, criando uma sombra sobre a estrela. Um dos locais que terá o privilégio de observar o fenômeno é a Bahia. Apesar da beleza, não é recomendado olhar a olho nu, e sim pela internet.

Assista ao vivo

Alguns estados, principalmente os do Norte e Nordeste, terão maior parte da cobertura do sol visível. Em Salvador, por exemplo, o fenômeno deve começar por volta das 15h30 com seu máximo às 16h48. O pôr do sol deve ocorrer às 17h31.

Segundo a Agência Tatu, esse será o eclipse com melhor visibilidade do Nordeste pelas próximas décadas. O próximo fenômeno similar só acontecerá em 2 de outubro de 2024.

O Museu Parque do Saber, localizado em Feira de Santana (a cerca de 100 km de Salvador) receberá visitantes que queiram acompanhar o fenômeno ao vivo, com imagens em alta qualidade da cúpula no planetário, a partir das 15h. A entrada é gratuita.

Posso olhar diretamente para o eclipse solar anular?

É certo que um acontecimento natural com essa grandeza atrai a curiosidade de muitas pessoas, mas é importante tomar cuidado em alguns pontos.

Segundo especialistas no assunto, a observação do eclipse deverá feita com cuidado, pois olhar diretamente para o céu pode ser prejudicial à visão humana. Filmes fotográficos e raio-x, por exemplo, não são boas opções. Os materiais desses itens não protegem contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol.

"A lua vai cobrir cerca de 90% do sol, e vai ficar uma borda ainda aparecendo, no formato de um anel. Isso ainda gera muito brilho. É praticamente impossível olhar diretamente, porque o sol ainda vai estar muito iluminado", afirmou o astrônomo amador Lauriston Trindade, em entrevista ao g1.

Óculos escuro também não é adequado. Por mais que ofereça proteção contra raios UV, claridade ainda permanecerá com a porção exposta do sol. A recomendação é utilizar materiais como filtro de solda e óculos específicos para que o fenômeno seja visto. Celulares também devem ser evitados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp