Geral

Posso olhar diretamente para o eclipse solar anular? Especialista faz alerta

Reprodução/NASA
Observar eclipse deverá ser feito com cuidado, conforme apontam especialistas no assunto  |   Bnews - Divulgação Reprodução/NASA

Publicado em 09/10/2023, às 08h32 - Atualizado às 08h40   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Um eclipse solar anular deve ocorrer neste sábado (14) e poderá ser observado em diversas capitais brasileiras. O fenômeno fará com que a claridade do dia diminua, já que parte do sol deverá ser coberta pela lua.

Observar o eclipse, no entanto, deverá ser feito com cuidado, conforme apontam especialistas no assunto, já que olhar diretamente para o céu pode ser prejudicial à visão humana. Filmes fotográficos e raio-x, por exemplo, não são boas opções. Os materiais desses itens não protegem contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol.

"A lua vai cobrir cerca de 90% do sol, e vai ficar uma borda ainda aparecendo, no formato de um anel. Isso ainda gera muito brilho. É praticamente impossível olhar diretamente, porque o sol ainda vai estar muito iluminado", afirmou o astrônomo amador Lauriston Trindade, em entrevista ao site "g1 Ceará".

Um óculos escuro também não é adequado, conforme Lauriston. Embora ofereça proteção contra raios UV, a claridade ainda permanecerá com a porção exposta do sol. Por isso, são recomendados materiais como filtro de solda e óculos específicos para que o fenômeno seja visto. Em Salvador, o eclipse poderá ser visto às 16h48, segundo o site Time and Date. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp