Geral

Empresa cria bebida que promete curar ressaca e quebrar os efeitos do álcool em 30 min; confira

Divulgação/ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Patenteada nos Estados Unidos, bebida é composta por vitaminas, nootrópicos e minerais  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Publicado em 02/11/2023, às 16h59   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Uma bebida inédita, chamada de ‘Safety Shot’ ou ‘Shot de Segurança’ (em tradução livre), promete reduzir a ressaca ao acelerar a quebra do álcool, diminuindo seu nível no organismo em apenas 30 minutos, e tem lançamento previsto para o início de dezembro deste ano, no Reino Unido

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Além de reduzir o teor de álcool no sangue, a empresa ainda afirma que a bebida é capaz de melhorar a atividade do sistema nervoso central, a função do córtex motor e a cognição em menos de uma hora. 

De acordo com a empresa, a composição da bebida envolve vitaminas, minerais e nootrópicos, compostos que supostamente auxiliam o desempenho cognitivo, atuando em quatro mecanismos distintos para dar fim à ressaca. 

Um deles seria pelo estímulo à atividade do sistema nervoso central para reduzir o impacto do álcool. O outro, por acelerar a quebra do álcool e a função do fígado. Por fim, atua na redução da desidratação, evitando que o álcool residual seja absorvido no intestino, reduzindo a tendência a náuseas e vômitos. 

“O fígado leva algumas horas para metabolizar cada grama de álcool e essa ação é limitada (o fígado só consegue lidar com uma certa quantidade de álcool de uma vez). O álcool continua a permanecer no sangue, aumentando ainda mais o seu nível de álcool no sangue (TAS) até que possa ser metabolizado. Safety Shot decompõe esse álcool ajudando a convertê-lo em substâncias que são facilmente removidas pelo corpo sem deixar o efeito do álcool”, diz a empresa.

Eficácia não comprovada 

A empresa fez menção a um recente estudo divulgado em outubro deste ano, apontando o possível efeito positivo da bebida na redução dos níveis de álcool no sangue. A pesquisa incluiu voluntários que consumiram álcool durante uma hora, seguido de um período de 30 minutos sem consumo. 

Neste intervalo, eles foram submetidos a testes de sobriedade e tiveram seus níveis de álcool no sangue avaliados. Em seguida, os participantes ingeriram a bebida e aguardaram mais 30 minutos antes de repetirem os testes. A média de redução dos níveis de álcool no sangue no grupo que consumiu o Safety Shot foi de 0,08% por hora. 

Porém, o estudo não passou por uma revisão por pares, nem foi publicado em uma revista científica. Além disso, a empresa não forneceu detalhes sobre o número de voluntários, nem outras informações relevantes sobre os testes. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp