Geral

Fornecimento de água é reduzido para Salvador e parte da RMS; veja locais

Arquivo Pessoal
Medida é necessária para garantir que a água distribuída permaneça dentro dos padrões de qualidade  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 27/02/2024, às 18h13 - Atualizado às 18h44


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador e parte da Região Metropolitana tem sofrido uma redução no nível de fornecimento de água em suas casas. Medida temporária da oferta é necessária para garantir que a água distribuída permaneça dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Estamos mantendo 80% do volume de água, o que significa que não haverá interrupção do abastecimento. Mas, a redução temporária, que é fundamental neste momento diante das condições do manancial, vai afetar o abastecimento da região. Por isso é fundamental que todos usem a água com economia nesse período”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

Além da capital baiana, os locais afetados foram Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e as ilhas de Salvador (ilha de Maré,dos Frades, de Bom Jesus dos Passos)

No momento, a Embasa interrompeu a captação de água na barragem de Joanes 2. Os técnicos estão trabalhando 24 horas por dia no monitoramento das condições da água bruta do manancial e no ajuste do processo de tratamento, para que seja possível retomar a produção de água nos níveis normais no menor prazo possível.

“Embora o sistema integrado de abastecimento utilize outros mananciais, como as barragens de Pedra do Cavalo e de Santa Helena, a interrupção da captação em Joanes 2 tem um impacto imediato no volume de água disponível”, explica Manuella Andrade, diretora de Operação da Embasa na RMS. 

O mês de fevereiro foi excepcionalmente chuvoso em Salvador e na bacia hidrográfica do rio Joanes. O índice de chuvas na região alcançou 310mm até ontem (26), quatro vezes maior do que o esperado para o mês.

É o maior índice pluviométrico de fevereiro nos últimos 19 anos. O grande volume de chuvas arrasta terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica (folhas, galhos) de toda a bacia até o rio, modificando a composição da água.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp