Geral

Joalheria investigada em lavagem de dinheiro leva 18 milhões em multa

Divulgação
A joalheria foi alvo da Operação Lava-Jato sob acusação de ajudar ex-governador do RJ  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/03/2022, às 15h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, ligado ao Ministério da Economia, impôs às empresas do grupo H. Stern e seus administradores multas que somam R$ 18 milhões por descumprir regras da lei que combate a lavagem de dinheiro. Até o momento, a empresa não se manifestou sobre as sanções.

A joalheria foi alvo da Operação Lava-Jato sob acusação de ajudar ex-governador do Rio, Sergio Cabral, e sua mulher, Adriana Anselmo, a ocultar recursos de esquemas de corrupção.

LEIA MAIS:
Personal espanca morador de rua flagrado tendo relações com sua esposa; assista

MP determina que promotor acompanhe investigação da morte de mulher de Renato Kalil

De acordo com O Globo, as sanções foram aplicadas a três empresas – H. Stern Comércio e Indústria, HSJ Comercial e Nelly Jóias e Curiosidades – e aos irmãos Roberto e Ronaldo Stern, donos da marca. O colegiado entendeu que, entre outras irregularidades, a joalheria não manteve cadastro atualizado de clientes, não adotou controles internos compatíveis com o volume de suas operações e deixou de comunicar transações suspeitas ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

As decisões foram tomadas em três processos em dezembro, com a publicação de acórdãos em janeiro. Na ocasião, o conselho analisou recursos a penalidades aplicadas às empresas pelo Coaf em 2020, mantendo a maioria delas. Além das multas, foi determinada a inabilitação de Roberto Stern para administrar por três anos empresas integrantes do sistema financeiro.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp