Geral

Menino de 7 anos morre soterrado por carga de calcário; tio tirou foto da criança minutos antes do acidente

Reprodução/Facebook
Menino brincava com a carga de calcário quando foi soterrado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 04/08/2023, às 17h57   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Uma criança de 7 anos morreu na manhã desta quinta-feira (3) após brincar em uma carga de calcário, que seria usada na fazenda da família. O caso aconteceu em Ipiranga, nos Campos Gerais do Paraná. De acordo com o tio do menino, ele ficou sufocado após inalar o pó. A causa exata, no entanto, não foi especificada.

O pai estava próximo no momento do acontecimento e prestou os primeiros atendimentos. Ele chegou a tentar levar o menino de carro até o hospital, mas a criança veio a óbito no caminho.

A família informou que não sabia dos riscos ao mexer com calcário e que, tanto o menino quanto outras crianças da família, tinham brincado com o material antes.

O tio da criança chegou a publicar uma foto da vítima, tirada minutos antes do acidente. "Essa foi a última e tirada poucos minutos antes do seu trágico falecimento, ocasionado pela inalação de calcário, enquanto brincava… As lembranças que terei de você, meu querido, sempre serão as melhores… [sic]”, escreveu Romaldo Bitencourt.

A Polícia Científica fez perícia no local, e a Polícia Civil vai ouvir testemunhas para iniciar as investigações.

Perigos do calcário

O calcário é uma das substâncias utilizadas em lavouras para corrigir a acidez do solo. De acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a substância deve ser armazenada em local seco e limpo, dentro da embalagem original fechada. Devem ser evitadas a inalação e a geração de poeira.

O material pode causar irritação nos olhos, pele e sistema respiratório. Além disso, a exposição prolongada ao material pode causar tosse, falta de ar, diminuir a função pulmonar, irritar os olhos e até mesmo provocar câncer.

Em caso de inalação o Instituto recomenda que a vítima seja levada imediatamente para espaços com ar fresco e para atendimento médico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp