Geral

Ministério da Saúde declara estado de emergência em terras Yanomamis

Divulgação/Condisi-YY
A situação fez o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, viajarem para Roraima  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Condisi-YY

Publicado em 21/01/2023, às 10h34 - Atualizado às 10h34   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde declarou, neste sábado (21), emergência de saúde pública em terras Yanomamis, em Roraima, após técnicos resgatarem oito crianças em estado grave de desnutrição e malária na maior reserva indígena do país.

A situação fez o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, viajarem para Roraima nesta manhã. “A ministra de estado de Saúde resolve […] declarar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional”, afirma o texto, assinado pela chefe do ministério, Nísia Trindade.

A declaração do estado de emergência está publicada em edição extra do Diário Oficial da União dessa sexta-feira (20).

Os técnicos do Ministério da Saúde fazem atendimentos na região desde segunda-feira (16). Eles encaminharam as crianças para tratamento de saúde em Boa Vista. O paciente resgatado mais novo, de 18 dias de vida, foi levado ao hospital com quadro de pneumonia, e chegou a ter cinco paradas cardíacas. A mãe da criança percorreu três horas até chegar à Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) no polo-base de Surucucu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp