Geral

Moradores enfrentam longa espera em mutirão de saúde em Lauro de Freitas

Devid Santana / BNews
A quarta edição do Programa Lauro Fila Zero visa reduzir o tempo de espera para consultas e exames na cidade.  |   Bnews - Divulgação Devid Santana / BNews
Yuri Pastori e Daniel Serrano

por Yuri Pastori e Daniel Serrano

redacao@bnews.com.br

Publicado em 08/09/2025, às 10h31 - Atualizado às 10h31



A Prefeitura de Lauro de Freitas, cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador, deu início nesta segunda-feira (8) à quarta edição do Programa Lauro Fila Zero. A ação oferece serviços de saúde para reduzir o tempo de espera para consultas e exames. 

As equipes de saúde estarão de prontidão para acolher a comunidade com atendimento humanizado e infraestrutura adequada. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elba Brito, a expectativa é que sejam realizados 15 mil procedimentos ao longo da ação. 

"A estimativa é que 15 mil procedimentos para serem oferecidos aqui na comunidade, cerca de sete a oito mil pessoas. Isso pode ampliar ou pode diminuir, a depender da demanda, do comparecimento do paciente. A gente faz um levantamento pelos sistemas oficiais de cadastro e, nas unidades, a gente confirma essa demanda e atende aqui.

Apesar da tentativa de diminuir a espera pelos atendimentos de saúde, quem foi ao local teve que enfrentar uma longa fila para conseguir ser atendido. É o caso de Sueli de Souza, moradora de Portão. Ao BNews, ela relatou que chegou ao local às 5 horas e tem enfrentado demora na triagem. 

"Há muita demora. Tem gente aqui que teve problemas de saúde, como eu também tenho problemas. E está uma demora.  Tem gente aqui que dormiu na fila e disse que é fila zero. Nunca aqui foi fila zero", disse Sueli. 

No entanto, a secretária de Saúde destacou a importância da realização de um pré-cadastro que está sendo realizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) entre elas: USF Vila Nova de Portão (Maria Emília), localizada na Rua Florisvaldo Conceição; USF Santa Dulce, na Rua Direta de Portão; e USF Noel Alves da Cruz, na Rua Alveri de Campos Cunha.

"Os pacientes têm que ir na sua unidade de saúde, fazer o seu pré-cadastro exatamente para organizar esse atendimento aqui. O que acontece aqui é que, além dos pacientes que estão agendados para o dia, tem toda a comunidade que, naturalmente, veio saber como funciona. Estamos aqui muito próximo da via principal do Estrada do Côco. Então a gente está com mais visibilidade e as pessoas vieram procurar saber. E a gente vai orientar, vai esclarecer mais", disse Elba Brito. 

"Mas hoje é o primeiro dia, então é natural que tenha essa maior procura. Ficaremos o mês inteiro aqui para atender toda a comunidade de Portão. A orientação da nossa prefeita Débora, que a gente só sai da localidade quando toda demanda for atendida", emendou. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)