Geral

Oito alertas de evacuação em zonas de risco foram acionados em Salvador por causa da chuva

Joilson César/BNews
Prefeito apela para cooperação dos moradores em zona de risco para que deixem as casas  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 19/04/2022, às 11h01   Vinicius Dias/ Karine Pamponet


FacebookTwitterWhatsApp

Uma frente fria estacionada sob a capital baiana desde o sábado (16) já provocou um acúmulo de chuva 103% maior do que o esperado para todo o mês de abril. Nesta segunda-feira (18) foram acionados oito alarmes em zonas de risco de Salvador, para que as pessoas evacuassem o local. Mas, equipes da prefeitura tem encontrado resistência de alguns moradores para deixarem suas casas.

“Graças a deus não tivemos nenhuma intercorrência maior apenas, a contenção do bairro Pero Vaz que cedeu, uma obra de mais de 30 anos, mas, que nossa equipe já está atuando e elaborando um projeto básico para que a gente possa recompor essa área e trazer segurança para as famílias”, disse o prefeito Bruno Reis, durante o evento de nomeação de novos profissionais (professores, psicólogos e assistentes sócias) na manhã desta terça-feira (19).

Leia mais:

Famílias desabrigadas pelas chuvas em Salvador são acolhidas pela prefeitura

Chuva causa transtornos em diversas cidades da Bahia; veja fotos e vídeos

Segunda-feira de chuva: Carro capota na Av. Paralela

Ao Bnews, o prefeito afirmou ter investido em novas estações meteorológicas, novos pluviômetros, ampliação do sistema de alertas e alarmes das zonas de risco. Essas medidas foram tomadas durante sua gestão para monitorar as encostas e identificar situações de risco de deslizamento. “Não se brinca com fenômenos meteorológicos. A Salvador de hoje está muito mais preparada e as cenas de desabamentos e soterramentos é coisa do passado. Fiz questão de investir em obras de infraestrutura, proteção de áreas de riscos e em tecnologia para ter políticas públicas mais eficientes. Tudo isso para salvar vidas”, enfatiza Bruno.

Durante o evento, o gestor municipal aproveitou para fazer um apelo às pessoas que se recusam a deixar as áreas de risco mesmo após as sirenes e orientações das equipes da prefeitura. “É importante o envolvimento da sociedade. Me preocupei em monitorar e prever com antecedência os fenômenos meteorológicos, mas de nada adianta se as famílias não cooperarem e ao sinal do sistema de alarme permanecerem nas casas. Lamento essa situação e peço ajuda na conscientização dos baianos. Estamos seguindo protocolos que me fazem autorizar o acionamento dos avisos quando há um acúmulo de chuva considerável”, explicou.

Segundo a meteorologia, a frente fria que está estacionada sob Salvador deve começar a perder força a partir da próxima semana. “É algo passageiro e vamos superar sem grandes transtornos essa época de chuva”, concluiu o prefeito.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp