Geral

Ônibus voltam aos poucos após fim da greve em SP; saiba detalhes de acordo

Agência Brasil
O acordo foi feito com a promessa da prefeitura da capital paulista de disponibilizar uma verba para que as empresas possam pagar o reajuste  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 14/06/2022, às 20h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A greve de motoristas de ônibus de São Paulo, iniciada na madrugada de hoje, foi encerrada após um acordo entre a categoria e o sindicato patronal. Segundo o SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo), o acordo foi feito com a promessa da prefeitura da capital paulista de disponibilizar uma verba para que as empresas possam pagar o reajuste salarial de 12,47% retroativo referente ao mês de maio.

Além do reajuste retroativo, o Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), pediu que as horas extras passassem a valer 100%, assim como "fim do horário de almoço não remunerado" e a participação nos lucros das empresas. O reajuste retroativo formalizado na tarde de hoje também vale para o ticket refeição da categoria. As outras demandas, referentes às horas extras, almoço remunerado e PLR, devem ser debatidas novamente em cinco dias úteis.

Leia também:

Justiça do México proíbe touradas na maior arena do mundo

Caso de justiça: Motoboy acusa iFood de plagiar recado fofo da filha; veja sentença

Decisão judicial determina devolução do ITIV pago em excesso

Volta gradativa

Ás 19h desta terça (14), seis empresas estavam com a volta gradativa das frotas e outras 12 operavam normalmente, mas nove companhias continuavam com operações paralisadas: Santa Brígida; Gato Preto (zona norte e oeste); Sambaíba; Viação Metrópole; Ambiental; Campo Belo; Viação Grajaú e MobiBrasil.

No horário de pico de manhã, de acordo com a SPTrans, 713 das 1,2 mil linhas e 6,5 mil ônibus que transportariam 1,5 milhão de pessoas foram afetados pela paralisação. Antes disso, ao longo da madrugada, apenas 46 das 150 linhas de ônibus noturno que operam na cidade funcionaram normalmente.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp