Geral

Painéis solares nos olhos podem fazer seres humanos recuperarem a visão, diz estudo

Foto de American Public Power Association na Unsplash
Equipe de engenheiros da UNSW Sydney desenvolve tecnologia para auxiliar pessoas com problemas de visão  |   Bnews - Divulgação Foto de American Public Power Association na Unsplash

Publicado em 08/03/2024, às 22h45   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto liderado por uma equipe de engenheiros da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney), na Austrália, está em desenvolvimento com o objetivo de restaurar a visão de pessoas com diferentes tipos de complicações oculares. A informação é do TecMundo. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A proposta consiste na implantação de pequenos painéis solares nos olhos, utilizando a energia solar na retina para estimular os neurônios e fornecer informações visuais ao cérebro. 

A tecnologia visa contornar fotorreceptores danificados, células responsáveis pela detecção de luz e cor na retina. A perda de fotorreceptores é um fator comum em diversas doenças oculares, como retinite pigmentosa e degeneração macular relacionada à idade, que causam a degeneração da visão central.

Embora já existam alguns testes com a tecnologia, ela ainda está em seus estágios iniciais. Os testes realizados até o momento envolveram a implantação de fios nos olhos dos pacientes, procedimento considerado complexo e pouco seguro.

Um dos desafios a serem superados é a amplificação do sinal solar, pois a luz solar por si só pode não ser suficiente para estimular os neurônios da retina. Os cientistas consideram o uso de óculos de proteção ou óculos inteligentes que funcionem em conjunto com as células solares, amplificando o sinal solar e fornecendo a estimulação necessária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp