Geral

PF encontra material humano próximo a rio onde indigenista e jornalista desapareceram

Divulgação
O material foi encaminhado para perícia do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/06/2022, às 18h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) informou nesta sexta-feira (10), que encontrou “material orgânico aparentemente humano” no Rio Itacoaí, próximo ao porto de Atalaia do Norte, região onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram vistos pela última vez.

De acordo com reportagem do Metrópoles, o material foi encaminhado para perícia do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. “Ainda na data de hoje, houve a coleta de materiais genéticos de referência do jornalista britânico Dom Phillips, na cidade de Salvador (BA), e do indigenista Bruno Pereira, na cidade de Recife (PE). Os materiais coletados serão utilizados na análise comparativa com o sangue encontrado na embarcação”, disse a corporação. As buscas continuam.

Leia também: STF impõe multa diária ao governo Bolsonaro após desaparecimento

Atalaia do Norte era o destino de Dom e Bruno, que foram vistos navegando na região, mas nunca chegaram ao destino.

Na última quinta-feira (9), a corporação já havia encontrado sangue na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado”, de 41 anos. O homem foi preso em flagrante na terça-feira (7) e teve a prisão temporária por mais cinco dias decretada logo após a audiência de custódia. Ele é suspeito de ter perseguido o jornalista e o indigenista.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Roberto Barroso determinou que o governo federal intensifique as buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Araújo Pereira. Eles estão desaparecidos há cinco dias na reserva indígena Vale do Javari, no Amazonas.

O ministro cobra que as autoridades de segurança pública “apurem e punam os responsáveis pelo desaparecimento”.

Leia nota da PF na íntegra:

O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, nas últimas 24 horas, a Operação Javari prosseguiu com a busca fluvial e com reconhecimento aéreo na região do Rio Itaquaí, último local em que os senhores Bruno Pereira e Dom Phillips foram vistos.

As equipes de busca localizaram no rio, próximo ao porto de Atalaia do Norte, material orgânico aparentemente humano, o qual está sendo encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que também realizará perícia nas amostras de sangue encontradas na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como "Pelado", cuja prisão temporária já foi decretada na data de ontem.

Ainda na data de hoje, houve a coleta de materiais genéticos de referência do jornalista britânico Dom Phillips na cidade de Salvador/BA e do indigenista Bruno Pereira na cidade de Recife/PE. Os materiais coletados serão utilizados na análise comparativa com o sangue encontrado na embarcação.

Os órgãos federais e estaduais reforçam o compromisso com a elucidação dos fatos e se empenham para que haja o retorno o quanto antes dos senhores Bruno Pereira e Dom Phillips para seus entes queridos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp