Geral

Proposta para Plano Bahia Florestal 2023-2033 é lançado em Salvador

Dinaldo Silva/BNews
O plano é idealizado nos moldes dos estudos feitos por alguns estados brasileiros  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 23/08/2022, às 21h46   Redação BNews



A proposta do Plano Bahia Florestal 2023-2033 foi apresentado na tarde desta terça-feira (23), na sede da Fieb, em Salvador. O plano é idealizado nos moldes dos estudos feitos por alguns estados brasileiros, como por exemplo o Mato Grosso do Sul, que em dez anos aumentou de forma significativa a quantidade de florestas plantadas, passando de 300 mil hectares para 1,3 milhão.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, destacou a importância do evento realizado nesta terça. "Primeiro é o setor se planejar, planejamento é fundamental em qualquer atividade e no setor florestal é muito importante por alguns motivos, primeiro porque nós precisamos aumentar ainda a área plantada no estado. É importante que esse setor se desenvolva porque ele é um grande gerador de renda e ele é um grande gerador do PIB do estado, que hoje corresponde a quase 5% do PIB, isso aumenta a renda nos municípios e nós temos uma proposta de que essa atividade de floresta possa se expandir pra uma região pouco utilizada que é a semiárida, que corresponde a quase 70% do estado da Bahia. Então é o momento aqui nesse evento de discutir uma forma de nos aliarmos a pesquisa, academia, inovação, a tecnologia pra gente buscar novas variedades de florestas que possa se adequar a região semiárida, e que isso possa contribuir com o aumento da área plantada, mas possa contribuir também com o aumento da renda do estado da Bahia", disse.

O gerente sênior Florestal da Bracell, Altair Negrello Júnior, foi empossado como vice-presidente da ABAF e se disse honrado em fazer parte do Conselho Diretor.

"A ABAF tem uma contribuição grande para dar para o setor florestal e até para os resultados da Bahia, atualmente o segmento responde com aproximadamente 600 mil hectares plantados e dessa área toda nós conseguimos gerar aí em torno de 20 mil empregos diretos e mais em torno de 120 mil empregos que de uma forma ou de outra geram renda para o estado. Essa nova gestão, esse novo trabalho que está sendo apresentado, novo Plano Florestal pra Bahia deve com certeza trazer novos incentivos para as empresas atuais e os novos investimentos dentro do setor correspondendo ainda mais com potenciais resultados por todo estado, tanto no que se refere a geração de empregos quanto a geração de renda de uma forma geral. Me sinto muito honrado em fazer parte desse time liderado agora pela Mariana e sob a direção do Wilson Andrade porque a gente tem um potencial muito grande de fazer com que segmentos florestais contribua ainda mais com a economia do estado da Bahia".

Posse da nova diretoria

A posse da nova diretoria da ABAF (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal) aconteceu na noite desta terça-feira (23), na FIEB, no bairro do Stiep, em Salvador. O Conselho Diretor será presidido pela advogada Mariana Lisbôa, Líder Global de Relações Corporativas da Suzano S.A.

Com o lançamento do o Plano Bahia Florestal 2023 – 2033 é esperado que os moldes dessa nova gestão sejam baseados em estudos de alguns estados como Mato Grosso do Sul (MT)que, em 10 anos, passou de 300 mil hectares de florestas plantadas para 1,3 milhão.

“É uma honra muito grande assumir a presidência da ABAF. A Bahia tem uma relevância muito grande no setor florestal, somos o quarto estado no ranking nacional em florestas plantadas, temos uma contribuição muito relevante para o meio ambiente, então o que eu pretendo agora com a ABAF é ampliar essa participação não só no estado, mas também essa contribuição que a gente deixa pro mundo pra essa e para as próximas gerações. É um desafio grandioso, mas do tamanho sem dúvida nenhuma que a Bahia merece”, disse a nova presidente da ABAF.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp