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Proprietários de veículos que tiveram perda total nas enchentes no RS podem solicitar devolução de parte do IPVA

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Para fazer o pedido, é necessária a realização do procedimento de baixa pelo Detran  |   Bnews - Divulgação © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

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Publicado em 10/06/2024, às 13h50



Os donos de veículos, que tiveram seus automóveis caracterizados como perda total em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul, vão poder solicitar a devolução de parte do valor pago referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. 

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O procedimento, chamado de repetição de indébito, possui previsão na legislação estadual. A restituição faz referência aos meses do ano de 2024 em que os contribuintes deixaram de exercer a posse ou a propriedade sobre o veículo.


A solicitação também pode ser feita também pelos proprietários que ainda não finalizaram a quitação do IPVA 2024. Nesse caso, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), através da Receita Estadual, avaliará se haverá valor a ser restituído ou não.


No caso de veículos segurados, a seguradora pode optar por não realizar a baixa definitiva, buscando a recuperação ou a transferência para terceiros. Nessa situação, não haverá restituição de IPVA. Para os casos em que os donos não souberem onde estão os seus veículos, devem fazer o registro de ocorrência na Polícia Civil, que fornecerá orientações sobre como proceder.


Confira as etapas para fazer a solicitação:


Passo 1: baixa do veículo no Detran-RS


O primeiro passo é a baixa do veículo atingido. No intuito de auxiliar o cidadão, o Detran apresenta alternativas para a realização desse procedimento. Para fazer a solicitação, não é necessário que sejam quitadas multas ou pendências relacionadas ao IPVA (no entanto, os débitos permanecem vinculados ao CPF ou CNPJ). A baixa é definitiva e irreversível e não gera débitos futuros.


Via seguradora


Quando o veículo for segurado, o proprietário deve entrar em contato com a seguradora, informar o sinistro e entender os procedimentos. Nesse caso, a seguradora assume a obrigação de realização da baixa de veículo quando adquire a sua propriedade.


Via CDV


O proprietário deve procurar um dos mais de 400 Centros de Desmanches de Veículos (CDVs) credenciados ao Detran, que farão a avaliação e poderão adquirir o veículo no estado em que está, de maneira integral. O CDV poderá buscar o veículo onde estiver e providenciar, de forma segura e legal, todos os procedimentos necessários para a baixa.


Os centros de desmanches são credenciados ao Detran e seguem uma série de regramentos fiscalizados que proporcionam uma destinação segura e prática para os materiais, respeitando a política ambiental de destinação de resíduos. Os endereços dos CDVs estão disponíveis na página inicial do Detran-RS, em Locais de atendimento. 

Via CRVA

O proprietário precisa comparecer a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) credenciado pelo Detran. O detalhamento e os documentos necessários podem ser conferidos nesta página. Os endereços dos CRVAs estão disponíveis na página inicial do Detran-RS, em Locais de atendimento.


A baixa deve ser comunicada pelo proprietário, pelo comprador de veículos irrecuperáveis ou destinados à desmontagem ou pela companhia seguradora. No CRVA, deverá ser preenchido o requerimento fundamentado. Também será necessário apresentar os seguintes documentos:


 original e cópia do RG e CPF do proprietário;

 comprovante de residência;

 documento de transferência - Certificado de Registro de Veículo (CRV);

 documento de rodagem - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), se houver;

 recorte com a numeração do chassi (indispensável);

 plaquetas de identificação;

 placas.


Passo 2: solicitação digital à Receita Estadual


Após a finalização da baixa pelo Detran, os proprietários devem fazer a solicitação de restituição de parte do IPVA à Receita Estadual, de maneira totalmente digital. As instruções estão disponíveis nesta página.


Primeiro, é necessário acessar o Portal da Pessoa Física e fazer o login com o cadastro do gov.br. Depois, no menu Serviços disponíveis, clicar em Devolução de tributos e em Devolução de tributos – IPVA – enchentes.  

Com o intuito de facilitar a solicitação de pedidos de restituição, a Receita Estadual está dispensando a obrigatoriedade de anexação de documentos, desde que sejam cumpridos todos os requisitos listados abaixo:


 o veículo relacionado à restituição deve ter pertencido, na data do sinistro, à mesma pessoa que está solicitando o serviço;

 o contribuinte deve optar pelo ressarcimento por pix, desde que a chave seja o seu próprio CPF;

 o veículo relacionado à restituição não pode ter sido transferido para a seguradora antes da baixa no Detran.

Após a análise dos documentos, a Receita Estadual informará sobre a situação do protocolo eletrônico no Portal da Pessoa Física, no item Acompanhamento de protocolo eletrônico.

Classificação Indicativa: Livre

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