Geral

Saiba como fazer áudio do WhatsApp virar texto

Reprodução/WhatsApp
Assistentes virtuais conseguem transformar gravações em mensagens escritas no WhatsApp  |   Bnews - Divulgação Reprodução/WhatsApp

Publicado em 25/09/2023, às 14h01   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O aplicativo de mensagens, WhatsApp, não possui um recurso próprio para converter mensagens de voz em texto. Quem desejar fazer esse processo é possível utilizar robôs que funcionam dentro do aplicativo.

A conversão pode ser feita no WhatsApp com ao menos dois chatbots, que funcionam como assistentes virtuais que respondem às suas mensagens: o ViraTexto e a LuzIA.

Os dois são gratuitos e podem ser ativados ao enviar uma mensagem para seus respectivos números. Confira abaixo as duas alternativas para transformar áudios em texto no WhatsApp.

ViraTexto:

Adicione o número (31) 97228-0540 como contato;
Inicie uma conversa no WhatsApp, leia os termos de uso e toque em "Concordo";
Escolha o contato do ViraTexto para encaminhar a gravação;
Aguarde alguns segundos até a assistente transcrever a mensagem.

O ViraTexto consegue transcrever áudios em português com até 4 minutos de duração.

A plataforma de chatbots Blip, que desenvolveu o ViraTexto, afirma que os dados recebidos pela plataforma são tratados de forma sigilosa e armazenados temporariamente.

LuzIA

Adicione o número (11) 97255-3036 como contato;
Em outra conversa, toque e segure sobre um áudio e clique na seta para a direita;
Escolha o contato da LuzIA para encaminhar a gravação;
Aguarde alguns segundos até a assistente transcrever a mensagem.
A LuzIA usa o modelo de inteligência artificial Whisper, da Open AI (a criadora do ChatGPT), para transformar áudios de até 10 minutos em texto.

A ferramenta usa o ChatGPT para criar mensagens e o modelo Kandinsky para gerar até 5 imagens por dia a partir de descrições em texto. Ela também pode interagir por meio de suas personalidades alternativas, incluindo personagens como Hermione, de Harry Potter, e Mestre Yoda, de Star Wars.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp