Geral

Sonhos têm significado? Especialista explica a importância do sonhar para a psicologia

Ilustrativa / Pixabay
Pisicólogo comenta mitos e verdade sobre os sonhos  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 20/05/2023, às 06h30


FacebookTwitterWhatsApp

Os sonhos são projeções muito idealizados pelas pessoas, que acabam criando mitos e significados para as figuras mostradas por seu inconsciente. Pesquisar significados de sonhos na internet se tornou algo que muitas pessoas tentam fazer para desvendar o significado da mensagem transmitida nos sonhos. 

Mas sonhos possuem significado? O psicólogo Ricardo Mattos, especializado em psicologia analítica, desvendou alguns mitos e verdades sobre os sonhos e a importância do sonhar para a psicologia. 

“Para psicologia, os sonhos são fundamentais. O sonho muitas vezes é o que a gente reprime em nossa consciência, do que a gente gostaria de fazer, falar, expressar, e a gente não consegue. Então, a gente não tem noção direito do que estamos sentindo e o sonho vem com essa linguagem, com essa forma de expressão, essa forma de pôr à tona aquilo que está dentro do inconsciente", explicou o psicólogo.

asfsf

Falando sobre o misticismo presente nessas representações, Ricardo destaca que sonhos não possuem uma característica única. 

"A gente tem uma fantasia de que sonho tem uma característica única. Vemos isso nos livrinhos, ou com ditados de nossos avós, por exemplo: ‘Sonhou com dente é morte’, mas a linguagem do sonho é muito própria, há um simbolismo que tem uma relação tanto pessoal quanto cultural. Não existe uma única interpretação do sonho, mas com que relação aquilo tem para a pessoa, qual o contexto maior de tudo isso”, afirmou o especialista.

O especialista também comentou sobre as mensagens que os sonhos tanto tentam transmitir para cada indivíduo. 

“Os sonhos são a linguagem do inconsciente, é a forma que o inconsciente tem de entrar em contato conosco e falar o que está acontecendo e deixar uma mensagem. Sonhos sempre são mensagens. Dentro do sonho tem desejos reprimidos, tem memórias, tem sentimentos, tem polaridades, o sonho ele mostra isso”, declarou.

dfgvdg

A economista e espiritualista Adriele Góis, de 24 anos, traz suas experiências com os sonhos e como eles impactaram em sua perspectiva sobre espiritualidade.

“Acredito que o sonho seja uma ferramenta do nosso subconsciente, assim como o reflexo das nossas experiências e sentimentos. Mas além disso, um aliado ao mundo espiritual no momento de transmitir mensagens para os que possui maior afinidade com ele”, declarou.

A economista ainda comentou que tem um fascínio pela pluralidade que se mostra presente nos sonhos. “A capacidade de interpretação dos mesmos, tanto pelo ponto de vista psicológico quanto espiritual”

Ao falar sobre o impacto do sonho para as pessoas, e se os sonhos podem representar algo ruim, o psicólogo defende que o sonho nada mais é que uma mensagem, não necessariamente boa ou ruim.

“Sonhos eles não são nem bons nem maus, eles são sonhos. O que pode ser um pesadelo, pode ser algo que nosso corpo ainda não está preparado para lidar, o que causa muita dor”, concluiu.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp