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Tragédia em Vinhedo: PF vai investigar caixa-preta de avião que caiu em São Paulo e deixou 62 mortos

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A corporação já solicitou acesso à caixa-preta ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Aeroin
Thiago Teixeira

por Thiago Teixeira

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Publicado em 11/08/2024, às 12h40



A caixa-preta da aeronave da Voepass, que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, na última sexta-feira (9), deve ser investigada pela Polícia Federal (PF). No momento do acidente, haviam 62 pessoas no avião — 58 passageiros e quatro tripulantes. Não houve sobreviventes na queda.

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A corporação já solicitou ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) acesso ao dispositivo — que é um sistema de registro de voz e dados existente nos aviões — para apurar possíveis causas e crimes no acidente.

De acordo com os investigadores, a conclusão "deve demorar meses”. A corporação enviou dez peritos criminais federais especializados em identificação de vítimas de desastres, acidentes aéreos e crimes com complexidade para atuar na coleta de informações em Vinhedo.

O Cenipa é ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), que deve divulgar um relatório preliminar em até 30 dias. As caixas-pretas chegaram ao laboratório, em Brasília, na manhã de sábado (10) e já estão em análise por especialistas. 

As equipes usaram equipamentos de laser e scanner 3D para mapear os vestígios do acidente. As tecnologias permitiram o início da perícia ainda na noite de sexta-feira, mesmo sem tanta iluminação no local.

Tragédia

O acidente foi o quinto mais letal em solo brasileiro e o mais grave no Brasil desde a queda do voo do Airbus da Air France no Atlântico, em que morreram 228 pessoas que haviam saído do Rio rumo a Paris. 

Entre as vítimas do acidente de sexta, estavam um pai e uma filha de 3 anos; uma jovem que iria para os EUA comemorar o aniversário de 31 anos; e nove pessoas ligadas a uma universidade federal do Paraná, entre outros.

A aeronave, modelo ATR-72, havia saído da cidade de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O modelo de avião tinha 10 anos de uso e estava em situação regular.

Documento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostra que ela foi fabricado em 2010 pela empresa franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR) e estava arrendado para a Voepass desde 2022. 

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