Geral

Transtorno enorme: acidente envolvendo caminhão deixa 75% de cidade sem água; entenda

Prefeitura de Joinville/Divulgação
Caminhão tombou em estrada e derramou líquido tóxico em rio de Santa Catarina  |   Bnews - Divulgação Prefeitura de Joinville/Divulgação
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 29/01/2024, às 20h50


FacebookTwitterWhatsApp

Após um acidente envolvendo um caminhão que carregava ácido sulfônico, a cidade de Joinville ficou com 75% do seu território sem abastecimento de água. O veículo que transportava este produto acabou tombando na rodovia SC-418 e derramou toda substância tóxica no Rio Seco, que deságua no Rio Cubatão, formando uma espuma branca ao longo do leito.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O acidente com o caminhão que transportava ácido sulfônico aconteceu nesta segunda-feira (29), na Serra Dona Francisca, em Joinville. Na ocasião, o veículo acabou pegando fogo. O líquido tóxico é usado para produzir detergentes líquidos, desengraxantes, multiusos, dentre outros.

A Polícia Militar de Santa Catarina interditou a rodovia para a retirada dos galões que seguem no local. O contato direto com o ácido pode provocar irritação nas vias respiratórias, queimaduras e lesões oculares.

Abastecimento interrompido e estado de saúde

Responsável pelo abastecimento de 75% de Joinville, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, que atende 34 dos 43 bairros da cidade, teve sua operação suspensa. De acordo com a Companhia Águas de Joinville, houve uma redução na taxa de contaminação, mas sem previsão para que o abastecimento seja normalizado.

No acidente, o motorista do caminhão ficou ferido. De acordo com o Hospital Municipal São José de Joinville, ele tinha quadro de saúde estável e passará a noite desta segunda-feira (29) em observação na unidade. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que abriu um inquérito para apurar os fatos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp