Geral

Vai fazer frio? Veja como vai ser o outono, que começa oficialmente nesta sexta-feira (20)

Foto: Ilustrativa / Pexels
Outono começa com alerta de chuva acima da média no Nordeste e calor persistente; El Niño costeiro mantém temperaturas elevadas e adia a chegada do frio intenso no país  |   Bnews - Divulgação Foto: Ilustrativa / Pexels
Cibele Gentil

por Cibele Gentil

Publicado em 20/03/2026, às 20h52



O outono de 2026 teve início oficialmente às 11h45 desta sexta-feira (20). De acordo com as análises da empresa de meteorologia Climatempo, a estação, que se estende até o dia 21 de junho, será marcada por volumes de chuva acima da média em grande parte da região Nordeste.

Esse aumento das chuvas é atribuído à formação do fenômeno El Niño costeiro, caracterizado pelo aquecimento acima do habitual das águas do Oceano Pacífico próximo à costa do Peru e do Equador. O fenômeno altera a dinâmica climática em diversas partes do Brasil.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A maior parte do país enfrentará um início de estação com temperaturas acima do normal, com termômetros podendo atingir os 38°C em algumas localidades nos primeiros dias. O primeiro frio rigoroso deve demorar para chegar aos brasileiros, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Perspectiva para a capital baiana e o interior do estado

Para os primeiros dias de outono em Salvador e em grande parte da Bahia, a previsão é de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva típicas deste período.

Na capital baiana, as temperaturas devem variar entre a mínima de 24°C e a máxima de 31°C, com ocorrências de chuva passageira concentradas principalmente nos períodos da madrugada e início da manhã.

No interior do estado, especialmente na faixa do litoral, o tempo permanece instável com possibilidade de trovoadas isoladas, mas o calor continua sendo intenso, com sensações térmicas elevadas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)