Geral

Ventura Profana: conheça a pastora travesti que revoluciona linguagem religiosa

Reprodução/Instagram (@venturaprofana)
A pastora travesti possui quatro vídeos em exibição em um tradicional museu de São Paulo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram (@venturaprofana)

Publicado em 09/07/2024, às 08h50   Redação BNews



O Museu de Arte de São Paulo (Masp) exibe vídeos de uma artista cada vez mais em ascensão no público LGBTQIA+. Trata-se de Ventura Profana. Com mais de 28 mil seguidores no Instagram, ela emplacou um vídeo que exibe a fachada de uma casa simples, com aspecto de igreja evangélica, com a frase ‘Tabernáculo da Edificação’. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Dentro do conteúdo presente em ‘Procure vir antes do inverno’, uma conversa dela com a avó, na qual ajudou a organizar uma congregação batista em Catu, na Bahia, chama atenção de quem visita o local. Após assumir ser uma travesti, ela reivindicou os títulos de pastora e missionária. 

“Assim como aprendi com a dedicação das mulheres da minha família às suas igrejas, elas aprendem comigo a olhar de outra maneira para a fé, a não interpretar a Bíblia com uma política de ódio, mas com amor ao próximo, a si mesmo e a Deus. Para mim, Deus é sinônimo de vida”, mencionou ela, em entrevista ao portal O Globo.

Os vídeos estarão presentes no Masp até o próximo dia 18 de agosto. Acima de tudo, o projeto artístico de Ventura visa subverter o linguajar evangélico para formar um novo discurso, capaz de “edificar” populações estigmatizadas pelo fundamentalismo, ainda conforme a publicação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp