Geral

VÍDEO: Co-criadora de linguagem neutra dá dicas para se comunicar corretamente: 'Todes, amiges, convidades'

Reprodução/Redes sociais
Vídeo ensinando a usar linguagem neutra virou alvo de críticas nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 27/02/2024, às 20h43   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O uso da linguagem neutra, apesar de ter se tornado popular entre os jovens, segue causando polêmica na sociedade e chegou a ser proibida em escolas ao redor do país. Pri Bertucci, pessoa responsável por co-criar a linguagem em Português, viralizou nas redes sociais ao dar dicas para "se comunicar corretamente" usando os termos. O vídeo, no entanto, não caiu nas graças dos internautas.

Em um vídeo publicado no perfil da Uber, Pri apresentou três dicas práticas para usar a linguagem neutra no dia a dia. A primeira delas, segundo Pri, é perguntar o pronome de gênero para a pessoa a quem se refere. "Muitas vezes você vai encontrar pessoas trans ou não binárias que usam pronomes neutros", disse.

"A dica dois é: busque conhecimento, busque letramento, busque referências, pessoas que têm estudo aprofundado. Porque, como eu sempre digo, não é porque a pessoa tem lugar de fala que ela sabe o que está falando", continou Pri.

Por último, Pri indicou procurar a diferença entre linguagem neutra e inclusiva. "A inclusiva é linguagem não sexista, que utiliza, por exemplo, 'todas as pessoas'. Quando utilizar a linguagem neutra, você utiliza, por exemplo, 'todos', 'todas' e 'todes', 'juntes', amiges, convidades'", explicou.

Nos comentários da publicação, diversos internautas discordaram do uso da linguagem. "Oh, Jesus! Volte logo porque o mundo endoidou de vez! É muita gente sem noção, é muita gente ridícula!", escreveu uma. "Não sabem o básico do português, imagine…", criticou outra. "Desserviço! Primeiro vamos lutar por mobilidade das pessoas portadoras de deficiência. Nunca vou falar todes", disse outra.

Outros, no entanto, gostaram da abordagem e elogiaram a iniciativa. "Gostei da explicação", elogiou um. "Excelente", disse outro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp