Geral

VÍDEO: Copos Stanley fazem mal ao organismo? Entenda os riscos

Reprodução de Imagem/Instagram/@stanley_brand
Fabricante dos Copos Stanley afirmou que produto leva chumbo em sua composição  |   Bnews - Divulgação Reprodução de Imagem/Instagram/@stanley_brand

Publicado em 30/01/2024, às 20h26 - Atualizado às 22h26   Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Queridinhos do momento, os copos Stanley são objeto de desejo. Tem gente que chega a gastar mais de 4 mil reais para ter vários deles, que caiu nas graças do público por manter bebidas na temperatura ideal por horas. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Só que a marca virou alvo de críticas nas redes sociais após denúncias de que as garrafas térmicas tinham chumbo, material que é tóxico para o organismo humano. Diante da polêmica, a própria marca confirmou o uso de chumbo para isolamento do copo. O material é coberto por uma camada de aço inoxidável. 

Em nota enviada à CNN Internacional, a fabricante garante que, se o copo permanecer intacto, não há risco de exposição ao chumbo. O problema é que se o copo for danificado, os especialistas apontam uma série de riscos. 

Intoxicação por chumbo 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, cerca de 1 milhão de pessoas morrem de envenenamento por chumbo no mundo. A simples exposição a baixos níveis do metal pode provocar no organismo humano problemas de saúde ao longo da vida, como anemia, hipertensão e intoxicação dos órgãos reprodutivos. 

Segundo a OMS, não há nível seguro de exposição ao chumbo, o que prejudica a saúde, principalmente das crianças. 

O chumbo não é processado pelo organismo, sendo tóxico para vários sistemas do corpo, incluindo o sistema nervoso central e o cérebro, o sistema reprodutivo, os rins, o sistema cardiovascular, o sistema sanguíneo e o sistema imunológico.

Copo Stanley é seguro? 

De acordo com especialistas consultados pela CNN, quando utilizado em condições ideais, o copo não apresenta riscos à saúde. Entretanto, caso a embalagem seja comprometida, os consumidores correm o risco de contaminação.

A Stanley, fabricante do copo, assegurou que seus produtos possuem garantia vitalícia. Se a base do copo se desprender e a vedação ficar exposta, os consumidores têm o direito de solicitar a substituição por um novo produto. A empresa também está explorando a possibilidade de utilizar outros metais para aprimorar o isolamento térmico dos copos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp