Infraestrutura

Recursos de OGU no metrô: titular da Sedur diz que já pensa em alternativas

Publicado em 04/12/2016, às 12h17   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Eu já ofereciao governo federal a possbilidade de trandfomar prate do recurso do metro, se houver dificuldade, de transformar no recurso de empresatiomo. Gtaçlas a deus ao estado em dia.
Na manhã da próxima segunda-feira (5), as três primeiras estações da Linha 2 do metrô começam a funcionar. Em entrevista ao Bocão News, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Carlos Martins, informou que as novas estações - Acesso Norte, Detran e Rodoviária-, começam a receber passageiros em menos de dois anos após a ordem de serviço dada pelo Governo do Estado para início das obras. “Nós estamos dando ponta pé inicial na Linha 2. Neste trecho de 2,5 km, em três estações, há um investimento de R$ 510 milhões”, detalha. Ao todo, foram investidos R$ 5,6 bilhões.
Ainda durante conversa, o secretário estadual afirma que o avanço das obras do metrô de Salvador pode ser considerado um case de sucesso em um cenário de cortes frente à crise econômica. 
“Quando se falava do metrô da Bahia era motivo de piada, de insinuações maldosas, sinônimo de mau uso de recurso público. Quando nós assumimos o metrô e colocamos a parceria pública privada, isso modificou rapidamente essa situação. Então, na realidade é um case de sucesso que alia modo de contratação, com fiscalização, com alinhamento, com discussão. Nesse momento, a parceria pública privada revela um modelo novo que garante recursos do Estado, da União e da iniciativa privada, o que faz com que essa obra tenha uma vida dentro de toda essa crise”, pontua.
E continua: “como é um modelo de contratação onde o empresário é remunerado por aquilo que ele aplica, ele tem interesse em fazer a obra andar para recuperar rapidamente o seu investimento. E também como a obra está casada com a operação, ele também vai receber quando o metrô estiver operando”. 
Apesar do avanço da obra, o secretário revela que há uma preocupação com relação ao recurso federal. “Mas nós estamos já trabalhando com alternativas, mesmo se houver dificuldade de OGU [Orçamento Geral da União], de a gente transformar isso em financiamento e continuar tocando a obra de forma que em novembro de 2017 a gente conclua a Linha 2 e bote Salvador entre as primeiras capitais do país a ter um a aeroporto ligado ao metrô e centro da cidade”. 
Todavia, ele pontua que até o momento os recursos da OGU têm sido colocados. “Em 2017 terá necessidade de alguns recursos. O governo ainda não disse claramente como será esse desembolso. Mas volto a dizer, se tiver alguma dificuldade em relação ao recurso da OGU, nós vamos trabalhar com a hipótese de o Estado, que tem capacidade de dividamento e está no limite razoável de folgas, da gente transformar os recursos que eram de OGU em financiamentos para o estado”.
A previsão é que o metrô de Salvador, um dos trunfos do governador Rui Costa para tentar a reeleição em 2018, fique pronto até o final de 2017. Para Linha 2, estão previstas 13 estações, cinco terminais de integração com ônibus e 23 quilômetros de extensão percorridos em 31 minutos em qualquer hora do dia. 
A capital baiana já conta com a operação de parte da Linha 1, a qual possui 7,3 quilômetros de extensão e cinco estações já inauguradas - Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro. A Linha 1 foi inaugurada em 2014, após o Governo da Bahia assumir a gestão em abril de 2013, o que até então, era da Prefeitura Municipal. 
Serviço 
A operação da Linha 2 terá o mesmo horário de funcionamento da Linha 1, das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e nos finais de semana, com tarifa de R$ 3,30. No metrô, o usuário pode utilizar o cartão da CCR Metrô Bahia, SalvadorCard e Metropasse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp