Infraestrutura

Maioria dos aeroportos brasileiros opera em situação "preocupante"

Imagem Maioria dos aeroportos brasileiros opera em situação "preocupante"
Salvador, Porto Alegre e Manaus são as exceções, revela Ipea  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/03/2012, às 16h25   Redação Bocão News





Dos 20 maiores aeroportos brasileiros, apenas três funcionam em condições adequadas, revelou estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (15) pela Folha de São Paulo. Entre eles, estão o de Salvador, Porto Alegre e Manaus.

Os outros 17, de acordo com relatório do órgão subordinado ao Ministério da Fazenda, operam em situação “crítica” ou “preocupante” por conta do excesso de passageiros e da baixa taxa de investimento público no setor de transportes – apenas 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Doze deles já funcionam acima da capacidade máxima.

"O crescimento da demanda foi muito significativo nos últimos nove anos, e a estrutura dos terminais aeroportuários pouco se alterou, provocando estrangulamento em 17 dos 20 maiores aeroportos", aponta o Ipea.

A pesquisa foi realizada em janeiro, um mês antes de o governo federal conceder à iniciativa privada a administração dos aeroportos de Brasília, São Paulo e Campinas.

A situação dos principais aeroportos do país, a grande maioria ainda em estágio inicial de reformas, torna-se ainda mais grave com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, eventos esportivos que devem atrair milhares de turistas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp