Infraestrutura

Moradores da Calçada reclamam de buracos, esgoto e recolhimento de lixo

Imagem Moradores da Calçada reclamam de buracos, esgoto e recolhimento de lixo
Recheada de “armadilhas”, Avenida Nilo Peçanha segue constantemente congestionada   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/03/2013, às 15h59   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores do bairro da Calçada têm, constantemente, que lidar com muitos buracos nas ruas da região. Mas a situação na Avenida Nilo Peçanha é considerada crítica por quem trafega pelo local. Em todo o domingo (3) e no início desta segunda-feira (4), o trânsito no local está completamente comprometido por causa das crateras na via pública.
Corajosos ou desavisados motoristas que decidem enfrentar a avenida se deparam com o engarrafamento quilométrico. A via, que era para ser mão dupla, acaba se transformando, em alguns pontos, em mão única, por causa dos buracos. Um carro passa de cada vez tentando desviar das “pegadinhas”, muitas vezes escondidas, na pista.
Até os mais experientes condutores não escapam dos buracos. O caminhoneiro profissional Walmir de Oliveira, de 52 anos, habilitado há 30 anos, teve prejuízo financeiro ao passar pelo local. 
"Não é possível que a situação chegue a esse ponto. Tem buraco que engole os carros. Semana passada, perdi R$ 150 de gasolina porque um buraco deste partiu a mangueira da gasolina. Mesmo passando devagar. O fundo do carro bate no asfalto. A prefeitura tem que dar um jeito nesta situação. Eles falaram tanto em defender Salvador e em operação “tapa buraco” nos lugares mais críticos. Se isso é defender Salvador, eu não sei mais de nada”, reclamou o motorista.
O problema dos buracos na Avenida Nilo Peçanha é agravado pelo esgoto a céu aberto em vários pontos da via. A quantidade de água contaminada acaba escondendo muitas das armadilhas na pista, tornando para tornar a pista ainda mais perigosa e contribuindo para que aconteçam acidentes. Sem contar a ameaça à saúde pública com a exposição dos transeuntes ao esgoto na avenida. 


Lixo

Como se não bastasse os problemas com os buracos e o esgoto, a população que transita pelo local tem outra grande dificuldade para se preocupar. De acordo com populares, o recolhimento de lixo é irregular na avenida.
A dona de casa, Dulcineia Neves, criticou o acúmulo de lixo em vários pontos da Avenida Nilo Peçanha. “Está vendo aquele lixo todo ali? Tem quatro dias e ninguém tirou do local. Concordo que, muitas vezes, a concentração de lixo é causada pela falta de educação da população. Mas aqui eles passam dias sem recolher. Muita sujeira acumulada e ninguém dá jeito. Entra prefeito e sai prefeito e nada muda”, relatou a moradora.

Nota originalmente postada às 8h do dia 4

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp