Cidades

Coronel João Sá: uma semana após rompimento de barragem, desabrigados ainda permanecem em escolas

Vagner Souza/BNews
De acordo com o prefeito, os alunos serão remanejados para outras unidades de ensino do município  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 19/07/2019, às 11h19   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Os rompimentos da barragem do Quati, que fica em Pedro Alexandre, no nordeste da Bahia e de outros pequenos açudes da região, completou uma semana nesta quinta-feira (18). O incidente inundou, principalmente, diversas ruas de Coronel João Sá, cidade vizinha. Não houve mortos ou feridos, mas dezenas de famílias tiveram que deixar as suas casas.

Em entrevista ao BNews, nesta sexta (19), o prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, informou que ao todo, cerca de 390 pessoas continuam abrigadas em escolas e um ginásio de esportes da cidade.  Por conta disso, segundo o gestor, os alunos que estudam nessas intuições de ensino serão remanejados para outras unidades escolares. Os estudantes permanecem sem aulas desde o ocorrido.

“As aulas estão prejudicadas também por conta dos acessos as estradas. Começamos a trabalhar nessas estradas ontem, mas começou a chover e tivemos que parar. Acredito que daqui para o meio da semana que vem a gente já consiga retomar com as aulas”, declarou o prefeito que enfatizou ainda que 2019 pessoas estão desalojadas.

Em Pedro Alexandre, a situação não é diferente. Por lá, os alunos também permanecem sem aulas devido ao rompimento da barragem e dos estragos causados pela chuva nas estradas de acesso ao município.

“As aulas pode esquecer aqui no momento. Só pra janeiro. Aqui arrebentou tudo, mas aos poucos a coisas estão voltando ao normal. A prioridade número um é cuidar das pessoas da zona rural, que estão desabrigadas, dar comida, vacina para as crianças e adultos. Precisamos também consertar as estradas de acesso a essas localidades. Uma retroescavadeira está fazendo um paliativo”, afirmou Pedro Gomes Filho (PSD), prefeito da cidade.

Após a publicação, a assessoria da prefeitura procurou a reportagem e informou que as aulas serão retomadas já na próxima semana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp