Cidades

Jacobina: Prefeitura diz que antiga gestão não deixou dados sobre experimento com mosquitos transgênicos

Reprodução / Google Street View
Além disso, o Executivo Municipal destacou que projeto foi manipulado pela MoscaMed  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Google Street View

Publicado em 19/09/2019, às 09h44   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Jacobina, no Centro-Norte da Bahia, informou que a gestão anterior não deixou dados sobre o experimento feito pela empresa britânica Oxitec que liberou cerca de 12 milhões de mosquitos Aedes aegypti transgênicos machos nos bairros de Pedra Branca e Catuaba, entre 2013 e 2015. O projeto ocorreu na gestão do ex-prefeito Rui Rei Matos Macedo (MDB), conhecido como Doutor Rui.

“Por não ter tido continuidade deste procedimento, não temos como atestar a veracidade ou não deste episódio. O que temos de informação é o que já tornou-se de domínio público. Com relação à matéria veiculada, não chegou até a Secretaria Municipal da Saúde, nenhum documento oficial dos órgãos de saúde do estado ou união, ficando, portanto, até o presente momento no campo da ilação”, informa o Executivo Municipal em nota enviada ao BNews.

Além disso, a prefeitura destacou também que os mosquitos transgênicos foram manipulados pelo Instituto Moscamed. “Informamos que, estaremos buscando diálogo junto ao Moscamed, com o objetivo de termos maiores informações, assim como ações serão tomadas no sentido de buscar constatar cientificamente se houve ou não alteração nos mosquitos”, encerra.

Leia mais

Jacobina: Oxitec nega fracasso de estudo e aponta interesse comercial de concorrentes
Ministério da Saúde cobra esclarecimento de empresa que liberou mosquitos transgênicos em Jacobina
Experimento liberou 12 milhões de mosquitos Aedes aegypti transgênicos em Jacobina

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp