Cidades

Biritinga: Com salários atrasados, prefeitura justifica que município é pobre e enfrenta crise financeira

Reprodução / Google Street View
Cidade ganhou repercussão após vídeo de crianças e professora chorando viralizar no fim de semana  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Google Street View

Publicado em 15/10/2019, às 12h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A pacata cidade de Biritinga, no Nordeste da Bahia, ganhou visibilidade, nesta semana, após a viralização de um vídeo no qual crianças da Escola Manoel Souza, no Povoado Quilombola de Vila Nova, aparecem chorando e abraçando uma professora que teria sido demitida por supostamente cobrar salário que estava atrasado.

Ao BNews, o secretário da Educação, Fábio Bastos, negou o fato. Ele esclareceu que o Município está regularizando a situação dos servidores, substituindo professores contratados por efetivos. Além disso, acrescentou que “a oferta ao ensino de forma alguma seria negada”.

Após a publicação, moradores da cidade entraram em contato com a reportagem afirmando que a prefeitura tem atrasado salário não só de professores, mas também de outas categorias, entre elas, motoristas e garis e até secretários municipais.

Um áudio que teria sido gravado por uma educadora da região indica que supostas irregularidades relacionadas à gestão do prefeito Celso da Sucam (PDT) não são investigadas pela Câmara de Vereadores, presidida pela esposa do gestor, Margarida Margarida de Celso da Sucam (PDT). Na Casa, dos 11 vereadores apenas dois fazem oposição ao chefe do Executivo Municipal.

Outro lado
Procurada pela reportagem, nesta terça-feira (15), a prefeitura informou que vem passando por uma crise financeira, tendo em vista a queda na Receita, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “O Município é extremamente pobre, quase não possuindo arrecadação de receitas próprias. Há sim alguns atrasos de salários de servidores contratados, mas que já vem sendo regularizado, de modo que até dezembro tudo estará normalizado”, argumenta a Administração Municipal.

Segundo o Executivo, quanto aos garis não há atrasos de salários, pois a limpeza pública é realizada por uma empresa, a qual está com os pagamentos em dia. Os motoristas contratados não possuem salários atrasados, assim como os contratos de locação de veículos, os quais são de responsabilidade de empresas contratadas estão em situação regular de pagamento.

“Sempre prezei por uma boa administração, é tanto que nos dois primeiros anos da gestão cumpri com as obrigações assiduamente, fiz grandes investimentos na saúde e na educação”, afirma o gestor. No entanto, ele ressalta que, neste ano, o Município vem passando por grandes dificuldades financeiras, “mas ainda assim, a gestão vem garantindo os direitos dos servidores efetivos e continua realizando grandes investimentos na saúde e demais serviços públicos”.

Repercussão
Durante o programa Baita Amigos, na Band, o apresentador José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto, criticou a prefeitura e até o governo do Estado, na segunda-feira (14). “Será que o prefeito não vai ajudar? Será que o governador da Bahia não vai fazer isso? Eu vou pagar para ela. Eu vou achar ela. Eu vou dar o dinheiro que vocês estão devendo para ela, pelos meus quatro filhos. E vou dar dobrado”, disse durante o programa.

Leia também
Biritinga: Professora da rede municipal é demitida após cobrar salário atrasado
Secretário de educação de Biritinga nega ter demitido professora após cobrança de salário

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp