Coronavírus

Itabuna: Denúncia de diretor afastado é falsa e fábricas da Nestlé e Barry Callebaut respeitam protocolos de segurança, diz sindicato

Reprodução/ Vermelhinho Bahia
As empresas foram acusadas de não adotar medidas de controle adequadas para barrar o avanço da Covid-19 em suas instalações  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vermelhinho Bahia

Publicado em 17/08/2020, às 19h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma denúncia sobre funcionários infectados pelo coronavírus nas fábricas da Nestlé e da Barry Callebaut em Itabuna foi publicada, neste domingo (16), pelo BNews. A acusação partiu de Luiz Fernandes, que se apresentou como diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca (Sindicacau), e foi divulgada por blogs que cobrem a região. Contudo, a informação não procede.

Primeiro porque, de acordo com o Sindicacau, Fernandes não é mais diretor da instituição há anos, pois decidiu se afastar, e os funcionários das indústrias mencionadas não fizeram qualquer denúncia à entidade. Segundo porque a Vigilância Epidemiológica de Itabuna garante não ter recebido nenhuma queixa sobre o caso, como afirmou Fernandes. Terceira prova que a informação do ex-sindicalista não é verdadeira é que, quando os funcionários apresentam qualquer sintoma, eles são imediatamente afastados. 

O Sindicacau destaca que tem acompanhado de perto a implantação de todos os protocolos da empresa Barry Callebaut, com reuniões online periódicas, e disse que as medidas adotadas pela empresa são suficientes. “Temos recebido relatos dos próprios funcionários, bem como dos dirigentes dos sindicais em atividade que os protocolos dentro da empresa são seguros”, diz a entidade em um comunicado.

Em resposta ao BNews, a Barry Callebaut negou a denúncia de Fernandes e citou diversas ações implantadas na fábrica de Itabuna para evitar a disseminação do coronavírus. Dentre elas estão a avaliação dos funcionários assim que chegam para o trabalho, que inclui perguntas sobre os sintomas da Covid-19, verificação dos níveis de oxigênio e avaliação da temperatura. Quem não está bem é mandado para casa.

“Distanciamento social de dois metros e/ou barreiras de acrílico para criar estações de trabalho individuais em toda a fábrica; acréscimo de divisórias físicas nas cantinas além do distanciamento social; exigência de usar cobertura facial; maior higienização de equipamentos e superfícies comumente tocadas; adição de abridores de porta e abridores de pés com as mãos livres”, elencou a Barry Callebaut. 

Em nota enviada ao BNews, a Nestlé afirmou que trata a saúde dos colaboradores como prioridade e adotou, desde o início da pandemia, todas as medidas preventivas rápidas e de forma antecipada para manter a segurança e garantir o abastecimento de alimentos e bebidas aos consumidores de forma regular em todo o país. 

"Nas fábricas e nos centros de distribuição foram tomadas medidas ligadas à prevenção e aos cuidados com os colaboradores, terceiros e visitantes, como: distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os funcionários; Restaurantes internos tiveram a capacidade reduzida, com número menor de mesas e cadeiras, além de placas de acrílico para isolamento dos colaboradores durante as refeições; Demarcação dos pontos de operação/trabalho para determinar a distância entre as pessoas nas linhas de operação; Redução do quadro de terceiros, só permanecendo no site os serviços essenciais; Realização de entrevistas de saúde com todos os visitantes, fornecedores e caminhoneiros antes da entrada nas fábricas, além da aferição de temperatura diariamente em todos que acessam a unidade; Aumento dos pontos de higienização e da frequência da limpeza, bem como obrigatoriedade para o uso de máscaras por 100% dos colaboradores, terceiros e visitantes; Por fim, a empresa realiza a testagem em situações específicas, quando o colaborador comunica alguma situação de risco. 

Matéria atualizada no dia 19/08, às 10h37, para inserir a nota da Nestlé

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp