Meio Ambiente

Camaçari: associação pede que prefeitura acelere criação de parque em área alvo de crime ambiental 

Arquivo Pessoal / AVP
APA em Jauá e Abrantes está sendo destruída e invadida por grileiros, segundo AVP  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal / AVP

Publicado em 06/05/2019, às 11h52   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação dos Moradores da Rua Aquarius e Via Parque (AVP) pediu a prefeitura de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, que agilize a implantação do Parque das Dunas do Município, convocando uma audiência pública na Câmara de Vereadores. As informações estão em um ofício assinado pela presidente da associação, Ana Maria Mandim, e entregue em abril deste ano. 

No ofício, direcionado ao secretário de Desenvolvimento Urbano Genival Seixas, é destacado que a criação do Parque das Dunas de Camaçari é fundamental para pôr fim aos desmandos que ocorrem especialmente na região de Jauá, como a invasão, o loteamento e o derrame de lixo nas dunas, além do aterramento da Lagoa de Jauá.

A presidente justifica que o estabelecimento do Parque impediria a devastação causada por empresas e pessoas que se apossam de terras públicas protegidas pela legislação e prejudica moradores, privando de seu patrimônio natural.

O crime ambiental foi denunciado ao BNews em agosto de 2017. Na oportunidade, o conselheiro fiscal da associação Gustavo Snoeck revelou que quase um quilômetro quadrado de uma Área de Proteção Ambiental (APA), localizada nas dunas de Jauá e Abrantes, tinha sido destruído após extração ilegal de areia. As dunas também são alvos da ação de grileiros e servem para a prática ilegal de eventos esportivos. À reportagem, a presidente Ana Maria Mandim disse, nesta segunda-feira (6), que a realidade ainda é a mesma.

O caso já denunciado ao Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, 26ª Delegacia, em Abrantes, e Polícia Federal (PF).


Relacionadas
Crime ambiental: APA em Jauá e Abrantes é destruída e invadida por grileiros
Após denúncias, implantação do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá é discutida

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp