Política

TRE-BA mantém indeferimento de registro de candidatura da prefeita de Camamu 

Divulgação
Ioná Queiroz vai manter a candidatura e vai recorrer no TSE  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/08/2019, às 12h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta terça-feira o pleno do Tribunal Regional Eleitoal (TRE-BA) negou o pedido de registro de candidatura a prefeita de Camamu da petista Ioná Queiroz (PT). 

O julgamento foi do recurso eleitoral que apelava contra a sentença emitida pelo juiz da 78ª Zona Eleitoral, José Ayres, que atendeu ao pedido da promotora Fernanda Pataro perante o indeferimento da candidata petista Ioná Queiroz. Nesta ação, a coligação de Ioná pede que ela dispute novamente as eleições.

O pleno manteve a decisão do juiz da cidade, que inferiu o registro de Ioná para a eleição suplementar de setembro. Ioná foi eleita em 2016, mas em junho deste ano foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ioná foi cassada a partir de um processo por improbidade administrativa – no caso, abuso de poder econômico – nas eleições de 2008. 

À época, ela também concorria ao cargo de prefeita e também foi eleita. A gestora voltou a se candidatar em 2016 mesmo com a cassação em vigor, mas foi beneficiada por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) que garantiu o registro de candidatura. Ioná Queiroz vai manter a candidatura e vai recorrer no TSE, já que tem uma jurisprudência de um caso em uma cidade de Goiás que a favorece.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

TagsIona