Coronavírus

Recomendação do MP e MPF emperra vacinação de jornalistas em Salvador

BNews
Secretário irá se reunir com os dois órgãos para discutir a questão  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 19/05/2021, às 20h05   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), explicou que a recomendação dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado da Bahia (MP-BA) impede a vacinação de profissionais da comunicação na capital. Nesta quinta-feira (20), haverá uma reunião com os dois órgãos para discutir o assunto e saber qual é o embasamento legal e jurídico para não incluir novas categorias.

"O MP e o MPF recomendaram que a gente não vacinasse quem está fora do Plano Nacional de Imunização. A gente está dialogando com o Ministério para saber se pode incluir esses profissionais", declarou Prates, em entrevista ao programa "Sete Em Ponto", da Metrópole FM, na noite desta quarta-feira (19).

A recomendação dos dois órgãos é que qualquer antecipação de grupos prioritários apresente, previamente, os critérios técnico-científicos que embasam a decisão sobre a vacinação. Segundo eles, a imunização dos grupos devem seguir as prioridades definidas pelo plano, garantindo a vacinação integral de cada grupo antes da extensão a novos públicos, principalmente àqueles que não tem prioridade prevista.

O titular da Secretaria Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou que a vacinação para jornalistas foi aprovada por unanimidade pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a vacinação para jornalistas, blogueiros registrados, repórteres cinematográficos e fotojornalistas, acima de 40 anos, que estão na linha de frente, atuando de forma externa ou em ambientes confinados. A determinação deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta, mas quem irá autorizar o início da imunização serão as secretarias municipais.

Leia também:
Vacinação deverá voltar a ser por idade após resolução, sinaliza titular da Sesab

MPF e MP pedem explicações à Bahia sobre critérios para antecipar vacinas de novos grupos

Leo Prates defende volta de vacinação por idade

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp