Coronavírus

Vacinação deverá voltar a ser por idade após resolução, sinaliza titular da Sesab

Arquivo/BNews
"Essa disputa por vacinar grupos deverá ser encerrada", diz Fábio Vilas-Boas  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 19/05/2021, às 19h36   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, revelou que uma resolução apoiada pela unanimidade de secretários estaduais, deve pôr fim a disputa por vacinas impostas por categorias específicas de trabalho. Segundo ele, uma nova determinação poderá retornar com a vacinação exclusivamente por idade.

"Essa disputa por vacinar grupos deverá ser encerrada. Estamos trabalhando em Brasília, e deverá ser aprovada pelo Ministério, uma resolução que muda a vacinação nacional para que ela possa ser feita majoritariamente por idade. A expectativa é que 80% das doses sejam aplicadas em pessoas de 59 anos para baixo e apenas 20% sejam destinadas ao grupo de portadores de doenças. Ao longo dessas últimas duas semanas, nós vacinamos uma quantidade grande de pessoas. E os mais graves já foram vacinas e continuarão sendo vacinados", declarou, em entrevista ao programa "Sete Em Ponto", da Metrópole FM, na noite desta quarta-feira (19).

"O critério de idade é o mais democrático e fácil de ser utilizado. Essa medida, que tem o apoio de todos os secretários estaduais do país, foi enviada ontem ao Ministério da Saúde. Teremos reunião na próxima semana e torço para que a gente possa finalmente avançar para o grupo de população geral saudável e ir vacinando todos aqueles com menos de 60 anos", completou.

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado da Bahia (MP-BA) pediram, nesta quarta,  que a vacinação contra a covid-19, na Bahia, atenha-se ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). A recomendação é que qualquer antecipação de grupos prioritários apresente, previamente, os critérios técnico-científicos que embasam a decisão sobre a vacinação. 

Segundo os órgãos, a imunização dos grupos devem seguir as prioridades definidas pelo plano, garantindo a vacinação integral de cada grupo antes da extensão a novos públicos, principalmente àqueles que não tem prioridade prevista no PNO.

Leia também:
Vacinação deverá voltar a ser por idade após resolução, sinaliza titular da Sesab

MPF e MP pedem explicações à Bahia sobre critérios para antecipar vacinas de novos grupos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp