Eleições

Prefeitura de Jeremoabo faz testagem em massa da Covid-19 e oposição fala em ‘fraude eleitoral’

Leitor BNews
Resultados dos testes feitos deram positivo, enquanto contraprova em laboratório deu negativo para a doença  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 06/11/2020, às 12h24   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Com apenas dois candidatos na disputa pela Prefeitura, o município de Jeremoabo tem vivido uma confusão às vésperas da eleição, quando a Vigilância Sanitária local realizou testes em massa da Covid-19 em alguns moradores, todos com resultado positivo para o novo coronavírus.

No entanto, a população denunciou que, na verdade, a testagem aconteceu apenas em residentes de casas que têm o número 55 adesivado nos muros e portas, que corresponde à candidata Anabel de Tista (PSD), opositora do atual prefeito e candidato à reeleição, Deri do Paloma (PP).

O BNews entrou em contato com o secretário de Administração de Jeremoabo, José Nilson Lubarino, segundo o qual a testagem em massa foi autorizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para a prevenção o aumento de contágio da Covid-19 no dia da eleição, em 15 de novembro.

O secretário ainda afirmou que o coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Romário Alves da Silva se reuniu, na última semana, com agentes da Sesab, em Paulo Afonso, a respeito dos movimentos políticos e de aglomeração que têm acontecido na cidade. “A Sesab orientou que fizéssemos um teste e foi o que começamos a fazer no bairro, coincidentemente, sendo reduto eleitoral da candidata de oposição”.

A equipe do BNews tentou contato com Romário, na manhã desta sexta-feira (6), por meio do número de telefone fornecido pelo secretário Nilson, mas ele não atendeu às chamadas nem retornou as ligações.

Procurada, a Sesab declarou que não foi solicitada nenhuma testagem em massa no município de Jeremoabo, muito em razão do baixo índice de infectados na cidade. De acordo com a pasta, o município possui 40.651 habitantes e, até o momento, foram confirmadas a doença em 390 pessoas. Ainda segundo a Sesab, o Lacen está pronto para fazer a análise em qualquer município baiano, com a capacidade de 5 mil testes realizados por dia.

De acordo com os moradores que foram submetidos à testagem realizada em Jeremoabo, todos os resultados deram positivo, indicando que a pessoa, naquele momento do exame, estava com o vírus ativo no organismo. Diante disso, eles buscaram um laboratório privado,  vinculado ao Lacen e fizeram a contra prova, que apresentou todos os resultados negativos e apenas um deles com a indicação de que a pessoa já havia tido contato com o vírus.

A partir daí, o presidente da ONG Transparência Jeremoabo apresentou uma notícia de irregularidade eleitoral junto ao juízo da 51ª Zona, alegando uma tentativa de fraude ao processo, uma vez que todos os habitantes testados e que tiveram resultados positivos são eleitores da candidata de oposição e, em razão do vírus e da necessidade de isolamento, estariam impedidos de irem às urnas no dia 15 de novembro.

Em relação à notícia enviada à Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) afirmou que não pode se posicionar sobre procedimentos em aberto, sem que tenha havido uma manifestação do juiz responsável pelo caso.

A advogada da coligação ‘Todos Por Jeremoabo’, que representa a candidata Anabel de Tista, Michele Varjão, disse ao BNews que nunca existiu em Jeremoabo a testagem em massa e que o procedimento foi realizado, nesta quinta-feira (5), em oito adultos e 12 crianças, todos com resultados positivos.

“Se tratam de pessoas assintomáticas e que tiveram resultado negativo quando fizeram a contraprova, com exceção de um caso que já havia tido contato com o vírus. A testagem aconteceu faltando 10 dias para as eleições municipais em residências identificadas com o adesivo 55”, disse.

Ainda segundo ela, em conversa com o diretor da Vigilância Epidemiológica, nesta quinta, ele afirmou que a testagem em massa acontecia por determinação do TRE-BA, para evitar que o vírus se espalhe pelo estado com a realização das eleições e a recomendação de que pessoas infectadas, mesmo assintomáticas, não compareçam para votar.

O BNews ressalta que procurou o prefeito de Jeremoabo, Derisvaldo José dos Santos, e a secretária de Saúde, Déborah Carvalho Santos, na manhã desta sexta-feira (6), por e-mail e telefone, mas não obteve sucesso. A equipe esclarece está aberta para ouvir todos os posicionamentos, a qualquer momento, em respeito aos princípios da ampla defesa e do contraditório.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp