Especial

BNews 10 anos: Fatos marcantes da cobertura jurídica ao longo de uma década

Montagem BNews
Entre as notícias estão o grampo de Sérgio Moro, o caso New Hit e os desdobramentos da operação Faroeste  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 22/09/2020, às 10h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O site BNews, antigo Bocão News, se destacou ao longo dos seus 10 anos por uma cobertura jurídica fiel aos fatos e sem amarras, buscando sempre fazer a melhor cobertura dos principais casos da Justiça baiana de maneira simples e didática, traduzindo os acontecimentos do "juridiquês" para o amplo acesso e entendimento do cidadão comum.

Trazendo uma abordagem direta, anexando sempre que possível todos os documentos e evidências materiais disponíveis dos casos abordados, a Jusnews, editoria de Justiça do site, cresceu, solidificou-se e tornou-se referência no jornalismo baiano. Além disso, também se destaca o fator multiplataforma desta área, através do podcast Momento Jusnews, que disseca e explica os casos pautados pela editoria. 

De 2010 até hoje, inúmeros casos de ampla relevância municipal, nacional e estadual foram destaques na editoria de Justiça. Relembre agora algumas das principais histórias que ganharam as manchetes do BNews nos últimos 10 anos:

2010

Primeiro julgamento do goleiro Bruno pelo caso de Eliza Samúdio

Há quase 10 anos atrás, o jogador Bruno Fernandes, ex-goleiro do Flamengo, foi condenado em seu primeiro julgamento do caso Eliza Samúdio. Bruno foi ao Tribunal da 1ª Vara Criminal de Jacarapaguá, no Rio de Janeiro respondendo aos crimes de cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal. Inicialmente, sua condenação foi de quatro anos e seis meses. Macarrão, seu comparsa no crime, também foi condenado a três anos de reclusão.

Em um vídeo datado de 2009, Eliza Samúdio afirmava que foi agredida por Bruno e obrigada a tomar remédio abortivo, além de receber constantes ameaças de morte. Num posterior julgamento de 2013, o goleiro foi condenado a 22 anos e três meses de prisão por homicídio triplamente qualificado e sequestro e cárcere privado. Hoje, Bruno está no regime semiaberto de prisão e joga no clube Rio Branco, do Acre. 

2011

Privatização dos cartórios do estado da Bahia

Após uma ampla disputa entre partes como políticos, integrantes do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e sindicalistas, os cartórios baianos foram privatizados no ano de 2011. Com essa medida, a Bahia deixou de ser o único estado brasileiro com cartórios estatais. Em decisão que gerou polêmica na época, foi estabelecida a privatização total com direito de opção dos titulares, contrariando o TJ-BA, que desejava uma privatização gradual. 

2012

TJ-BA regulamente casamento entre pessoas do mesmo sexo na Bahia

Através do Provimento Conjunto nº 12/2012, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia regulamentou no ano de 2012 o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. A regra entrou em vigor a partir do dia 26 de novembro de 2012 e foi um marco importante na luta pelo direitos civis da comunidade LGBTQI+ na Bahia. A decisão histórica foi assinada pela corregedora geral da justiça, a desembargadora Ivete Caldas, e pelo corregedor das comarcas do interior, o desembargador Antônio Pessoa Cardoso.

2013

Julgamento dos integrantes da New Hit

Em uma cobertura histórica do BNews, com equipe presencial no município de Ruy Barbosa, o julgamento do caso da banda de pagode "New Hit", cujo integrantes foram acusados de estupro por duas fãs — uma de 15 e outra de 16 anos — foi um divisor de águas na editoria de justiça do veículo jornalístico. Com cobertura detalhada de todos os acontecimentos e audiências do caso, além de galeria de fotos, foi feito um registro histórico do julgamento, que ganhou repercussão nacional. Oito dos dez integrantes acusados da banda foram condenados pelo crime de estupro, com penas que chegaram até pouco mais de 10 anos de reclusão.

2014

Caso Almiro Sena

Com exclusividade, o BNews teve acesso a trechos da denúncia enviada ao Ministério Público da Bahia (MP) contra o então secretário Almiro Sena, chefe da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH). Diversas servidoras da pasta acusavam Almiro de assédio moral e sexual. Apesar de ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em uma ação penal a quatro anos de prisão por assédio sexual, o promotor de justiça esteve ainda empregado no MP-BA até meados deste ano. 

Sérgio Gabrielli citado em esquema de propina da Lava Jato

De acordo com a delação premiada do doleiro Alberto Youssef, na âmbito da operação Lava Jato, o baiano Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, esteve envolvido no esquema de propina com dinheiro do esquema de cartel, corrupção e propina movimentando pelo próprio doleiro. Segundo Youseff, o ex-presidente Lula determinou a Gabrielli que usasse o dinheiro “das empreiteiras” para resolver ameaças de denúncias dos esquemas de corrupção

2015

Justiça determina bloqueio do WhatsApp no país

Em uma das decisões mais curiosas da história do país, a Justiça determinou que as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil bloqueassem o aplicativo de mensagens WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas. A decisão partiu da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo após o WhatsApp não atender a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015 que solicitava a divulgação de dados de envolvidos em uma ação criminal. 

Supremo proíbe doação de empresas para campanhas eleitorais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em setembro de 2015 pelo fim das doações de empresas para campanhas eleitorais, permitindo que apenas pessoas físicas possam doar às campanhas. A medida chamou atenção e causou polêmica na época, especialmente por conta do âmbito efervescente de corrupção em Brasília, especialmente relacionadas ao crime de caixa dois, amplamente cometido em campanhas eleitorais à época. 

2016

Acordo de delação premiada da Odebrecht

Em um dos maiores casos jurídicos da história do país, executivos da empreiteira Odebrecht — inclusive o  presidente, Marcelo Odebrecht — começaram em novembro de 2015 os procedimentos para assinar os acordos de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com informações prévias às delações, os depoimentos de quase 80 executivos citaram mais de 200 nomes de políticos de diversos partidos. 

PF grava ligação de Lula e Dilma Rousseff e Moro divulga áudios 

Em uma das ações mais polêmicas do Jurídico brasileiro, o juiz Sérgio Moro divulgou trechos de uma ligação telefônica entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. A interceptação telefônica, feita pela Polícia Federal, foi realizada duas horas após Moro ter determinado a suspensão das interceptações telefônicas sobre Lula. De acordo com o juiz, a divulgação dos áudios visava atrapalhar a nomeação do ex-presidente petista ao cargo de ministro da Casa Civil, estrategia utilizada para a obtenção de foro especial. 

2017

Julgamento de Kátia Vargas

O caso da médica Kátia Vargas, envolvida no acidente que matou os jovens Emanuel e Emanuelle Gomes Dias em 2013, no bairro de Ondina, em Salvador, foi um dos acontecimentos mais impactantes da última década na capital baiana. Por consequência, o julgamento da médica, que foi a júri popular, também foi um dos principais acontecimentos jurídicos dos últimos tempos em Salvador. Após dois dias de triagem, os sete jurados decidiram absolver Kátia Vargas. A cobertura completa do caso no BNews rendeu mais de 20 matérias ao longo do andamento no Tribunal. 

2018

Filas quilométricas no TRE

No dia 09 de maio de 2018, último dia último dia estabelecido para regularização e atualização dos dados eleitorais, a exemplo do recadastramento biométrico. filas quilométricas tomaram conta não apenas da sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mas sim de todo o Centro Administrativo da Bahia (CAB). A busca pela regularização eleitoral foi coberta amplamente pelo BNews, que esteve presente in loco e conversou com inúmeras pessoas, desde àquelas que chegaram no meio da madrugada até quem deixou para a última hora. 

2019

Operação Faroeste

A operação Faroeste é a maior bomba da história recente do poder judiciário baiano. Deflagrada na manhã do dia 19 de novembro de 2019, foram cumpridas determinações de afastamento de quatro desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia e dois juízes de Direito de suas funções por 90 dias, com o objetivo de desarticular possível esquema criminoso voltado a venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores. Entre os envolvidos, estavam o presidente da corte, desembargador Gesivaldo Brito, a desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal, a desembargadora Maria do Socorro e o desembargador Olegário Caldas.

Além dos desembargadores e juízes, também estiveram envolvidos Adailton Maturino dos Santos, advogado que se apresenta como cônsul da Guiné-Bissau no Brasil; o advogado Antônio Roque do Nascimento Neves; Geciane Souza Maturino dos Santos, advogada e esposa de Adailton Maturino dos Santos; e Márcio Duarte Miranda, advogado e genro da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago. O caso teve e tem ampla cobertura do BNews em todas as suas esferas, sendo acompanhado pelo veículo em todos os seus desdobramentos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp