Justiça

Aras pede a Toffoli para revogar determinação que lhe concedeu acesso a dados sigilosos de 600 mil

Roberto Jayme/TSE
Para o procurador-geral da República, a ordem do ministro foi uma “medida desproporcional”  |   Bnews - Divulgação Roberto Jayme/TSE

Publicado em 15/11/2019, às 15h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu nesta sexta-feira (15) a revogação da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que determinou o envio à corte de todos os relatórios financeiros do antigo Coaf e de todas as representações fiscais feitas pela Receita.

Segundo a Folha de São Paulo, no pedido feito a Toffoli, Aras escreveu que "a medida demasiadamente interventiva, capaz de expor a risco informações privadas".

A intimação de Dias Toffoli ao Banco Central para obter acesso a todos os relatórios de inteligência financeira produzidos nos últimos três anos gerou a preocupação de que haja uma devassa em dados sigilosos.

No entendimento de Aras, a ordem de Toffoli foi uma “medida desproporcional que põe em risco a integridade do sistema de inteligência financeira, podendo afetar o livre exercício de direitos fundamentais”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp