Justiça

Justiça do Trabalho proíbe demissão coletiva da Ford no Brasil

Divulgação
Segundo a decisão do magistrado, empresa não pode suspender o pagamento de salários ou licenças remuneradas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/02/2021, às 23h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça do Trabalho concedeu uma liminar nesta sexta-feira (5), que suspende a demissão coletiva de funcionários da Ford da fábrica de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com a CNN, a liminar foi solicitada pela Justiça do Trabalho e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A decisão determina que a Ford "abstenha-se de promover dispensa coletiva de trabalhadores até logre êxito a negociação coletiva para tal com a entidade sindical profissional, devendo todas as possibilidades serem analisadas e discutidas".

Segundo a decisão do magistrado, empresa não pode suspender o pagamento de salários ou licenças remuneradas, apresentar ou oferecer propostas individuais e nem "praticar assédio moral negocial".

De acordo com o colunista da CNN, Raquel Landim, a empresa não vai se manifestar por ora e que internamente a decisão foi vista com "estranhamento". Os contratos de trabalho estão vigentes e os salários seguem sendo pagos enquanto perdurar a negociação coletiva.

A colunista informa ainda que a Ford vai manter a decisão empresarial e que considera que tem o direito de fechar uma fábrica se assim considerar oportuno, que essa decisão não cabe à Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp