Política

Desembargador manda soltar Temer, informa jornal

Reprodução
A notícia foi do Estadão com base na informação fornecida pelo advogado Eduardo Canelós  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/03/2019, às 15h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Preso na semana passada por um desdobramento da operação Lava Jato no Rio de Janeiro pelo juiz federal Marcelo Bretas, o ex-presidente Michel Temer (MDB) teve sua soltura determinada pelo desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A notícia foi do Estadão com base na informação fornecida pelo advogado Eduardo Canelós a aliados do emedebista. 

Athié é relator do habeas corpus dos advogados de Temer, que contestam o decreto de prisão do juiz Marcelo Bretas,  da 7ª Vara Federal do Rio, responsável pela Operação Lava Jato. A decisão também inclui a liberdade do ex-ministro Moreira Franco. A peça estava prevista para ser analisada na próxima quarta-feira.

Segundo o G1, além de Temer e Moreira Franco, a liminar também favorece João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, e de outros cinco alvos da Operação Descontaminação.

Em sua decisão, o desembargador afirmou que aproveitou o fim de semana para ler todos os documentos. "Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados".

Ainda de acordo com o G1, o desembargador afirmou não ser contra a Lava-Jato, mas que as garantias constitucionais devem ser asseguradas. Ele também fez críticas à operação e afirmou que houve uma "caolha interpretação" e que a prisão foi embasada em "suposições de fatos antigos, apoiadas em afirmações do órgão acusatório".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp