Política

“É uma perseguição política da oposição”, diz prefeito de Barrocas após ser acusado de fraudar licitação com Santa Casa de Serrinha

Divulgação
José Jailson afirmou que vai providenciar as medidas jurídicas cabíveis contra os responsáveis pela ação popular  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/06/2020, às 13h15   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito da cidade de Barrocas, na região sisaleira da Bahia, José Jailson Lima Ferreira, ao tomar conhecimento da ação popular aberta contra ele no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), sob a acusação de fraude em contrato celebrado com a Santa Casa de Misericórdia de Serrinha no valor de quase R$ 7 milhões, disse ao BNews que tudo não passa de “perseguição política da oposição”, que “requentou denúncia feita contra ele ao Ministério Público do Estado (MP-BA) em 2019”.

Por meio de nota enviada à equipe do BNews, o prefeito afirmou que, à época, “todos os documentos da licitação foram apresentados à Promotora de Justiça e não existe qualquer denúncia no Ministério Público Estadual sobre o tema” tramitando no judiciário baiano, o que, segundo ele, demonstra o caráter difamador da presente acusação formulada por apoiadores da oposição.

O gestor municipal de Barrocas também declarou que, se confrontada com a documentação da empresa contratada, que já foi analisada pelo MP-BA, é possível notar “a falta de boa fé do propositor da Ação Popular - alterando a verdade -, pois sabe que no Estatuto existe autorização legal para gestão de folha de pagamento”.

Em defesa aos argumentos utilizados pelo autor da ação popular, José Jailson afirmou que a Santa Casa de Misericórdia de Serrinha, empresa vencedora de duas licitações junto ao município de Barrocas, possui respaldo jurídico, previsto no estatuto, para a prestação dos serviços contratados, diferente do que foi denunciado à Justiça no âmbito do processo. 

Segundo ele, o que houve foi a terceirização de mão de obra, procedimento permitido pelas regras do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). “Com a terceirização da mão-de-obra no município de Barrocas, houve uma redução de 20% dos custos, levando-se em consideração somente os anos de 2017 e 2018, enquanto na gestão anterior se gastava quase o dobro com mão de obra no Município”, afirmou José Jailson.

O prefeito também destacou que todos os documentos relacionados à gestão dele estão disponíveis para consulta da população e autoridades. “Infelizmente, estamos vivendo um momento de grande sofrimento com a Pandemia do Covid-19, mas a oposição esta preocupada unicamente em atingir a minha administração”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp