Meio Ambiente

“Parque das Dunas é laboratório vivo”, dizem ambientalistas

Publicado em 05/06/2015, às 14h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Palestras e inauguração de novos espaços marcaram o Dia Internacional do Meio Ambiente nesta sexta-feira (5), no Parque das Dunas / Unidunas, que tem 6 milhões de metros quadrados, localizado na Praia do Flamengo, em Salvador.
Para comunidade ambientalista, as melhorias na estrutura do parque reforça a luta pela educação ambiental no estado da Bahia. Com a presença de representantes do Partido Verde (PV), estudantes universitários e militantes da área ambiental, foi apresentada a nova estrutura do parque ambiental. Marcelo Domingos, secretário de comunicação da executiva estadual do (PV), destacou que o local é um “laboratório vivo”, e afirmou a parceria do partido. “Nós do partido verde somos um aliado da Unidunas em suas lutas”, afirma.
Foram apresentados ao público entre as novidades, um meliponário, (colmeias de abelhas brasileiras e nordestinas, que não têm ferrão e produzem mel de boa qualidade); e a galeria, ‘seres de restinga’ (que expõe fotos de todos insetos da natureza do Parque das Dunas; além da grande atração do parque, que são as trilhas interpretativas.
Jorge Santana idealizador do Parque das Dunas / Unidunas disse que para fazer meio ambiente, tem que persistir através da educação ambiental. “Sonhos tem que ser verbalizados. Se fossemos olhar a 22 anos atrás, seria impossível salvar 6 milhões de metros quadrados, na terceira maior capital do Brasil”, comenta o ambientalista que convidou o povo para visitar. “amanhã continua nossa programação. Convidamos a todos para desfrutar desse passeio ecológico com consciência ambiental”.
Entre os presentes, José Augusto Saraiva, subsecretário da pasta da Cidade Sustentável, da Prefeitura de Salvador destacou a importância do Parque das Dunas / Unidunas, para Salvador e Região Metropolitana. “Temos um motivo muito grande para comemorar, pois este parque é uma glória com todas as suas novidades, que abrirão os caminhos para as pessoas conhecerem e saberem, que muito além de montes de areia, aqui existe muita vida”, afirma.  
O deputado do PV, Marcell Moraes destacou a importância do parque e se colocou contra a ampliação do aeroporto de Salvador. “Na verdade este é o único parque de dunas que temos em nossa cidade. O projeto de ampliação do aeroporto vai de encontro de toda política ambiental do nosso estado. O que precisa aqui é de mais atuação do Ibama e do Inema”, disse o deputado.
Marcel Moraes também elogiou o trabalho do idealizador Jorge Santana. “Conheço Jorge e ele faz um trabalho belíssimo há anos, mesmo sofrendo perseguições. Ele tem meu apoio. Precisamos dar apoio a ele e não oprimir” comenta. 
Entre esta sexta-feira (5) e o sábado o Parque das Dunas / Unidunas recebeu mais de 150 estudantes universitários, além de pesquisadores e turistas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp